29 de março de 2024

Viber, o novo garfo amortecedor ‘inteligente’ da brasileira Proshock

Tecnologia SVI conta com válvula de equilíbrio, que permite regular a força necessária para que a suspensão inicie o amortecimento apenas durante os impactos causados por terrenos irregulares

O fabricante brasileiro Proshock anunciou o lançamento de um novo modelo de garfo de suspensão para bicicletas mountain bike, cujo principal diferencial é o uso de uma tecnologia capaz de diferenciar entre a força proporcionada pelas pedaladas e os impactos causados pelo terreno.

Desenvolvida para o uso em mountain bike cross-country, a nova suspensão Viber é equipada com o novo sistema SVI, que permite regular a força necessária para que a suspensão inicie o amortecimento. Ao utilizar corretamente esse recurso, a suspensão fica rígida durante as pedaladas em terrenos regulares, atuando apenas quando passa por obstáculos que gerem impactos no sistema. A tecnologia é similar às já utilizadas em outros amortecedores, como a Brain da Specialized e a SPV da Manitou.

Tecnologia – O novo garfo de suspensão da Proshock conta com uma válvula de equilíbrio que mantém a suspensão estável (rígida) em terrenos regulares, mas amortece impactos de terrenos irregulares.  Esse sistema funciona através da estabilidade gerada com um equilíbrio de forças. Ao regular corretamente o sistema, a válvula atinge uma condição de equilíbrio, que bloqueia automaticamente o amortecimento, deixando a suspensão rígida.

Ao sofrer um impacto ou passar por obstáculos, a válvula perde o equilíbrio e abre o sistema hidráulico, liberando o amortecimento. Quando a energia que desequilibrou o sistema é dissipada, a válvula retorna à sua posição inicial para manter o equilíbrio de forças e tornar a suspensão rígida novamente. Através do SVI é possível regular a força necessária para abrir o sistema de amortecimento, podendo deixar a suspensão mais ou menos sensível à absorção de impactos ou com amortecimento integral para qualquer tipo de terreno. Esse conceito foi desenvolvido para otimizar a energia da pedalada e privilegiar a performance do ciclista, promovendo estabilidade e amortecimento sem a preocupação de travar e destravar a suspensão durante a pilotagem.

Viber – A nova suspensão Viber conta com canelas (lower legs) construídas em uma só peça feita em liga de magnésio e duas opções de acabamento: preta ou branca. Suas hastes internas seguem o padrão adotado pelo mercado para garfos de XC, com 32mm de diâmetro, construídas em liga de alumínio de alta resistência, com acabamento anodizado na cor preta.

Sua espiga, integrada ao crown forjado em liga de alumínio de alta resistência, será disponibilizada em duas opções, oversized ou cônica (tapered), ambas em liga de alumínio termicamente tratado 7050-T6.

Com 100mm de curso de amortecimento, a nova ‘suspa’ da Proshock conta com regulagens de pressão da câmara de ar positiva e regulagem de retorno. Para garantir sua durabilidade e um funcionamento suave, a Viber conta com o sistema de lubrificação F-Lub, que mantém as buchas lubrificadas por mais tempo, graças a um feltro banhado em óleo em seu interior.

Disponível nas medidas 26 (1.620 gramas), 27.5 (1.760g) e 29 polegadas (1.770g), a Viber está disponível no momento apenas para utilização com eixos de rodas quick-release de 9mm. De acordo com o fabricante, a opção para uso com eixos passantes de 15mm está sendo desenvolvida.

A ser disponibilizada em breve nas lojas de todo o Brasil, a nova Proshock Viber será comercializada ao preço sugerido de 1.852,00.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização