29 de março de 2024

Bomba de ar BBB Cycling BMP-39 Dual Pressure

Bomba de ar portátil da marca holandesa permite calibrar pneus e suspensões de bicicletas MTB com um único equipamento

Fundada em 1999 na Holanda, a BBB Cycling surgiu como uma proposta ambiciosa de se criar produtos para ciclismo de alta qualidade e inovação a preços competitivos. Um exemplo da versatilidade de seus acessórios é a BMP-39 Dual Pressure, uma inovadora bomba de ar capaz de calibrar com eficiência tanto pneus quanto amortecedores de bicicletas mountain bike.

Para os adeptos de trilhas mais técnicas, em especial os praticantes de enduro, realizar ajustes na pressão do ar de suas suspensões no meio da pedalada é algo praticamente obrigatório, principalmente em percursos com alta variação de terreno. Afinal, subir montanhas com um amortecedor calibrado para enfrentar descidas pode ser algo como enfrentar o purgatório antes do tempo! O mesmo é válido para quem deixa a suspensão mais firme de forma escalar com eficiência e no final da trilha depara-se com uma descida cheia de valas e pedras…

Devido a isto, muitos mountain bikers optam por transportar duas bombas – uma convencional, para pneus e outra, específica para os amortecedores -, solução que ocupa espaço na mochila e acrescenta peso indesejável à mesma.

Projetada para estas situações, a BMP-39 Dual Pressure apresenta-se na forma de uma bomba de ar de pequenas dimensões, construída a partir de um robusto corpo de alumínio, que conta com uma chave comutadora, capaz de alternar alto volume de ar (para inflar pneus de MTB) e alta pressão (para uso em amortecedores pneumáticos).

Com capacidade máxima de 300psi, a bomba da BBB é compatível com a grande maioria dos amortecedores e garfos de suspensão do mercado e conta com manômetro incorporado e uma prática válvula de sangria, que facilita a calibração.

Características – Um pouco mais pesada que uma mini bomba de ar comum (embora mais leve e menos espaçosa do que duas bombas!), a BBB BMP-39 Dual Pressure conta com barril de alumínio, o que ajuda a dissipar o calor e aumenta sua eficiência durante a operação. Ergonômica e fácil de empunhar, mesmo com luvas, conta com um manômetro analógico em sua extremidade superior, protegido por um acabamento emborrachado. Sua válvula de sangria do ar, na cor vermelha, é posicionada logo abaixo do manômetro, o que facilita seu uso.

Para evitar estresse e danos à válvula da câmara de ar do pneu e ainda facilitar seu acesso aos amortecedores dianteiro e traseiro da bike, a bomba conta com uma mangueira flexível, reforçada internamente de forma evitar a sua dilatação, o que poderia resultar em erros de medição na calibragem.

Adaptador – Ao contrário de outros modelos de bombas, a BMP-39 Dual Pressure não conta com cabeça inteligente, que se adapte a diferentes tipos de válvulas. Devido a isto, a bomba de ar da BBB vem com um pequeno adaptador para o uso com válvulas de bico fino  (Presta), o que na minha opinião, é um dos poucos pontos contras que encontrei neste modelo, já que este tipo de peça pode se perder facilmente na trilha. Em válvulas Schrader, a bomba é conectada diretamente, sem a necessidade de adaptadores.

Alta, pressão x Alto volume – Para alternar entre alta pressão e alto volume, a bomba de ar BMP-39 Dual Pressure conta com uma chave embutida em seu cabo, facilmente utilizável, mesmo com o uso de luvas full finger.

Leitura e precisão – Localizado em uma posição privilegiada, na parte superior da bomba, o manômetro, com marcações em BAR e PSI, possibilita boa leitura, mesmo sendo de pequenas dimensões. Em leituras comparativas realizadas com o manômetro digital BBB BMP-90, a bomba de ar BMP-39 Dual Pressure demonstrou uma precisão maior quando utilizada em altas pressões, e uma pequena imprecisão quando utilizada com pneus de mountain bike (o manômetro digital registrou 5psi a menos que o mostrador da bomba), algo perfeitamente desculpável em uma bomba de mão, geralmente menos precisa para calibrar pneus que modelos de piso.

Armazenamento – A bomba de ar da BBB vem com um suporte para instalação no quadro da bicicleta, o que facilita sem dúvida seu acesso. Em alguns tipos de quadro, seu design um pouco mais volumoso poderá sobressair um pouco. Embora sem chegar a roçar na perna do ciclista, a bomba fica um pouco exposta a possíveis choques com pedras e galhos de árvores. Como pessoalmente não sou muito adepto de manter uma bomba de ar sujeita às intempéries, lama e poeira, isto não chega a ser um grande problema, já que, apesar de seu corpo mais bojudo, a  BMP-39 ocupa bem menos espaço na mochila do que duas bombas de uso específico.

Para quem ela é indicada – Indicada para todos os ciclistas que possuam bicicletas com amortecedores pneumáticos, os grandes beneficiados com o uso da BMP-39 são, sem dúvida, os usuários de bikes full suspension, em especial os adeptos das modalidades all mountain/enduro, que precisam realizar ajustes na pressão de seus pneus e suspensões no meio da trilha. Para estes, o uso de uma única bomba de ar que possa calibrar pneus e amortecedores e que caiba facilmente em suas mochilas de hidratação sem acrescentar peso ou ocupar muito espaço é, sem dúvida, uma grande vantagem.

Conclusões – Versátil e fácil de usar esa bomba duas em uma me agradou pela robustez e qualidade no acabamento típicos dos produtos da BBB Cycling. Quando utilizada em pneus, não exigiu grande esforço e em momento algum apresentou aquecimento devido ao atrito. Em amortecedores, provou ser tão eficaz quanto minha bomba de bancada, com a vantagem de poder calibrar até 300psi, contra 250psi da minha velha RockShox.

Outra grande vantagem da BMP-39 é sua fácil manutenção. Por ser de alumínio, seu barril pode ser facilmente desmontado para lubrificação, o que garante um uso prolongado e suave.

Preço – A bomba de ar BBB Cycling BMP-39 Dual Pressure pode ser encontrada nas lojas do país ao preço médio de 250 reais. No Brasil, a 3A Distribuidora é a distribuidora exclusiva da marca, que conta com representantes em todo o país.

Bomba de ar BBB Cycling BMP-39 Dual Pressure

Facilidade de uso
Eficiência
Peso
Precisão
Preço

Muito Bom

Versátil e fácil de usar, bomba de ar da BBB Cycling é a escolha natural dos adeptos das disciplinas mais radicais do MTB

Pontos positivos

  • Facilidade de uso;
  • Design elegante e de boa ergonomia;
  • Robusta;
  • Manômetro integrado;
  • Botão de esvaziamento rápido;
  • Mangueira flexível alivia o estresse da válvula da câmara de ar.

Pontos negativos

  • Mais pesada que bombas portáteis comuns;
  • Necessita de adaptador (fornecido) para inflar câmaras de ar com válvulas Presta;
  • Pode não se ajustar tão bem em determinados quadros de bicicleta.

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização