25 de abril de 2024

Nova tecnologia permite alterar eletronicamente a cor de quadros de bicicleta de carbono

Parceria entre empresa britânica e a Universidade de Manchester cria nova resina que reage à eletricidade alterando sua cor

Que tal poder alterar a cor de sua bicicleta de forma poder combinar com sua roupa de ciclismo? Embora a ideia posa parecer esdrúxula para alguns, esta possibilidade poderá tornar-se real em um futuro próximo.

Uma parceria entre o fabricante britânico de componentes para bicicletas Hope e a Universidade de Manchester desenvolveu um novo tipo de resina utilizada na fabricação de quadros de fibra de carbono que reage alterando sua cor quando uma corrente elétrica de baixa voltagem é aplicada sobre a mesma.

De acordo com a Hope, a nova tecnologia deverá ser utilizada na produção de guidões de bicicleta da marca, que inicialmente deverão contar com uma pequena bateria especialmente adaptada para realizar a alteração cromática no componente.

A meta entretanto, é disponibilizar a tecnologia de forma que as baterias existentes nos atuais grupos de transmissão eletrônica como o Shimano Di2 e o SRAM eTap possam fornecer a energia elétrica necessária para alterar a cor de componentes de carbono como guidões, mesas, canotes e até mesmo quadros de bicicletas.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização