19 de abril de 2024
Foto: Unimed Vitória / Divulgação

Vitória (ES) inaugura três estações de bicicletas compartilhadas exclusivas para crianças

Primeira das três estações Bike Kids da capital capixaba será entregue nesta quinta-feira (12), Dia da Criança

A criançada que gosta de pedalar ganhará um presente especial nesta quinta-feira (12), quando será entregue a primeira das três estações Bike Kids em Vitória (ES), às 10 horas, na altura do quiosque 2, onde funciona o Núcleo de Incentivo ao Esporte e Lazer. A solenidade de inauguração acontece no módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) da praia de Camburi, em Jardim da Penha. 

As demais serão inauguradas no sábado (14): uma em Jardim Camburi e outra na praça dos Namorados. As estações ficarão localizadas junto às já existentes e serão iguais, porém mais baixas. A rodinha será autorretrátil. A ideia é desenvolver a autonomia da criança e acompanhar o seu desenvolvimento. Assim, ela pode tirar sua bicicleta e usar da forma que se sentir mais segura.

As regras de uso serão as mesmas já praticadas no Bike Vitória: tarifa, período de utilização e forma de retirar. A aquisição acontece pelos mesmos canais: aplicativo Bike Vitória ou pelo site do programa.

Manutenção – O sistema não tem custo para o município. Ele é bancado pelos parceiros da Prefeitura – Sicoob e Unimed Vitória -, e a tarifa paga pelos usuários é utilizada para manutenção das bikes. O cadastro será feito em nome dos pais ou responsáveis. Dessa forma, eles é que retiram as bicicletas.

Segurança – As bikes podem ser usadas por crianças de diferentes idades e tamanhos, já que os bancos e guidões são reguláveis, para atender a crianças de até 1,50m e 50 kg. 

“As pessoas que usam o Bike Vitória sempre solicitaram a ampliação das estações e as bicicletas para crianças. As famílias queriam andar juntas de bike, principalmente aos domingos, nas nossas Ruas de Lazer. Agora, esperamos que as pessoas, com suas famílias e amigos, possam aproveitar os espaços públicos da cidade, nossas praças, praias, ciclofaixas, entre outras opções”, comemorou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Incentivo ao uso da bicicleta – Para o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Tyago Hoffmann,  será uma oportunidade para que as crianças descubram desde cedo o prazer e a utilidade de andar de bicicleta. “Precisamos pensar na mobilidade urbana considerando não apenas o veículo individual, mas também os outros modais, como o transporte público e a bicicleta. E chamar as crianças para que participem é uma boa iniciativa”, avaliou.

Dicas para os pequenos

  • Mantenha a calma e o bom humor, pois isso atingirá a criança, deixando-a mais motivada e segura;
  • Explique para a criança que ela deve forçar uma perna de cada vez, e então repetir o movimento;
  • Busque locais planos, amplos e sem obstáculos porque os pequenos, pouco a pouco, embalam e a sensação efetiva de conquista do equilíbrio vem justamente quando atingem uma pedalada mais longa, sem nenhum “pezinho” no chão;
  • É melhor que usem calçados fechados e, de preferência, sem cadarços (para não correr o risco de enrosco na corrente);
  • A questão dos freios pode ser ensinada depois que for atingida a estabilidade no pedal, senão é muita informação de uma só vez;
  • A criança pode cair. Reforce para a criança que ela está indo bem e explique novamente sobre os freios e sobre poder colocar os pés no chão. 

Fonte: Prefeitura de Vitória

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização