23 de abril de 2024

MilKit Booster, uma garrafa de água que armazena ar comprimido para inflar pneus

Desenvolvida para inflar pneus tubeless, garrafa de alumínio com válvula especial pode ser pressurizada com uma bomba comum e armazenar ar para ser utilizado em emergências

Sistemas pneumáticos tubeless para rodas de bicicleta são uma excelente alternativa ao uso de câmaras de ar. No entanto, inflar pneus com este tipo de configuração, principalmente em sua primeira montagem, pode ser um verdadeiro tormento, principalmente se não dispomos de um compressor de ar que permita encher o pneu com rapidez suficiente para que as paredes laterais do mesmo se moldem à parte interior do aro da roda. Embora soluções como bombas de piso especiais com compartimento extra para armazenagem de ar comprimido possam ser uma alternativa viável, são acessórios pesados e inviáveis para serem transportados na bicicleta.

Foi a partir desta necessidade que a MilKit, uma pequena empresa suíça conhecida por seu engenhoso sistema de instalação de líquido selante em pneus tubeless criou o MilKit Booster, uma garrafa de hidratação que cabe no porta caramanhola da bicicleta e que pode ser pressurizada com ar para inflar pneus de forma rápida e prática.

Composto por um recipiente em alumínio no formato de uma garrafa de água comum e uma tampa especial com duas válvulas – uma de entrada e outra de saída de ar -, o Milkit Booster pode ser pressurizado por meio de uma bomba comum ou por um compressor. Uma vez com ar comprimido em seu interior, basta conectá-lo à válvula da roda para inflar de forma quase instantânea o pneu.

Quando não em uso, a tampa original pode ser substituída por outra, de rosca, convertendo o MilKit em uma garrafa de água comum.

Objeto de uma campanha de arrecadação de fundos para sua produção em escala comercial, o Milkit pode ser adquirido em regime de pré-venda através do site de financiamento coletivo Kickstarter, ao preço de 43 dólares (garrafa de 0,6 litros) e 46 dólares (modelo de 1 litro).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização