20 de abril de 2024

Novo medidor de potência Shimano será lançado em novembro

Pedivela Dura-Ace R9100-P da marca japonesa conta com interfaces Bluetooth e ANT+ e precisão de +/- 2%

A Shimano anunciou o lançamento de seu primeiro modelo de pedivela com medidor de potência incorporado. Denominado R9100-P, o novo componente faz parte da linha Dura-Ace e estará disponível nas lojas de todo o mundo a partir de novembro deste ano.

Pedivela Dura-Ace R9100-P
Pedivela Dura-Ace R9100-P

O primeiro potenciômetro da gigante japonesa de componentes para bicicletas chega ao mercado para fazer concorrência aos atuais modelos Stages, Pioneer, 4iiii, SRM e Power2Max, que são compatíveis com pedivelas Shimano.

Assim como seus concorrentes, o novo medidor de potência conta com medições separadas para as pernas do pedivela, o que garante uma medição mais precisa da quantidade de força exercida em cada um dos lados. Diferentemente de seus concorrentes, entretanto, o R9100-P utiliza uma única bateria para ambos os sensores, conectada via cabo.

O novo potênciômetro da Shimano ´totalmente a prova d'água
O novo potênciômetro da Shimano ´totalmente a prova d’água

A bateria, selada no interior do pedivela, é carregada através de um engenhoso adaptador magnético, que evita a exposição da mesma aos elementos. De acordo com a Shimano, a bateria de lítio-íon, fabricada pela Sony, possui autonomia de até 300 horas de uso.

Um plugue magnético é utilizado para carregar o medidor de potência

Totalmente a prova d’água, o medidor de potência da Shimano oferece uma precisão de +/- 2% accuracy e adiciona apenas 70 gramas ao peso total do pedivela. Em um modelo equipado com coroas de 53-39 dentes e braço de 170mm, o peso total é de 691 gramas.

O novo R9100-P utiliza a interface de transmissão de dados ANT+, o que permite comunicar-se com ciclocomputadores Garmin e similares, bem como com o sistema de análise dinâmica de pedalada Bikefitting.com, da própria Shimano. Para atualizações de firmware através de smartphones e tablets, o potenciômetro da Shimano conta também com troca de dados via Bluetooth.

Opções – O novo pedivela Shimano R9100-P será comercializado em três configurações de coroas: 53-39, 52-36 e a compacta 50-34 dentes, ao preço médio de 1.550 dólares. Haverá também a opção de aquisição do pedivela sem as coroas ao preço de 1.350 dólares, lembrando apenas que a linha Dura-Ace 9100 não é compatível com coroas da série 9000.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização