29 de março de 2024
Ultramaratona Brasil Ride - Foto: Armin Kustenbruck / Brasil Ride

Maior ultramaratona de MTB das Américas, Brasil Ride tem início em Arraial d’Ajuda (BA)

Sábado (14), primeiro dia do evento, foi marcado pela retirada de kits dos 500 inscritos na oitava edição da competição com provas em Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, e Guaratinga, cidades do extremo Sul da Bahia

A oitava edição da Brasil Ride, principal ultramaratona de MTB das Américas, tem início neste domingo (15), a partir das 13 horas (horário local) e 14 h (de Brasília), com a realização do prólogo nas ruas e trilhas de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro. A primeira de sete provas da competição contará com 21 km e 330 metros de altimetria acumulada. Neste primeiro dia do evento, sábado (14), os 500 inscritos de 22 países e 24 estados brasileiros lotaram a Vila Brasil Ride na Uiki Parracho para retirarem os kits de atleta.

Retirada dos kits – Foto: Ney Evangelista / Brasil Ride

O sábado foi o dia reservado por uma grande parte dos ciclistas para treinar no percurso do prólogo. Este foi caso da dupla formada pelo tcheco Jiri Novak, bicampeão em 2014 e 2015, e o brasileiro Henrique Avancini, dono do troféu de 2013. “Me sinto pronto. Acabamos de fazer nosso primeiro treino juntos e já definimos nossa tática, entre outras coisas. Será um prazer iniciar esta Brasil Ride ao lado do Avancini”, contou Jiri, ciclista que tem a chance de isolar-se como o maior vencedor da competição na open. 

Jiri Novak – Foto: Ney Evangelista / Brasil Ride

“A possibilidade de corrermos juntos surgiu pelas redes sociais em um papo descontraído. E, agora, estamos aqui. O prólogo é importante, mas não muito significativo para a competição geral porque é apenas 21 km de mais de 550 que pedalaremos. O evento deve começar a definir-se entre segunda e terça-feira (16 e 17) e ali teremos uma ideia em qual nível iremos brigar”, disse o tcheco.

Henrique Avancini – Foto: Ney Evangelista / Brasil Ride

Avancini aproveitou para avaliar a disputa pelo título geral da open. “Acredito que temos chances de um bom resultado, até na briga pelas primeiras posições. O Jiri tem característica de ser paciente e calmo, importante para a Brasil Ride. Estou bem preparado, mas não especificamente para este tipo de prova. A questão é encontrarmos um equilíbrio rápido e conseguir ajudar um ao outro. O motor dele é bom nas etapas mais longas e eu posso ter força para ataques em momentos decisivos. Estaremos na defensiva, calmos e tranquilos, mas queremos brigar no top 3 ou quem sabe pelo título, mas não entramos com uma meta clara de resultado”, destacou o ciclista de Petrópolis (RJ), que revela o quanto será especial a oitava edição do evento.

“Pessoalmente, espero competir muito bem. Estou bastante empenhado, porque terei o prazer e a honra de ser dupla do Jiri na sua última prova como ciclista profissional. Ele irá se aposentar e isso, sem dúvida, é um grande momento para um atleta do nível dele. Vou dar meu melhor para que seja um momento inesquecível”, finalizou o ciclista top 1 do Brasil no ranking mundial.

Movimentação intensa na Vila Brasil Ride – Foto: Ney Evangelista / Brasil Ride

Maratona dos Descobrimentos – Realizada sempre no sétimo e último dia da Brasil Ride, a Maratona dos Descobrimentos será um evento à parte na principal ultramaratona de MTB das Américas. Na disputa realizada no formato de cross country marathon (XCM), Arraial d’Ajuda transforma-se em um verdadeiro mar de bicicletas. Desde a largada da decisão, às 9h da manhã do sábado, dia 21, até o fim da tarde, o entorno do Uiki Parracho estará tomado por ciclistas de todo o País e de diferentes partes do mundo.

Etapas

Prólogo (Arraial d’Ajuda – Arraial d’Ajuda)

[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/Ride_2017_Prologo_Atualizada.gpx”]

2ª Etapa (Arraial d’Ajuda – Guaratinga)

[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/Ride_2017_Etapa_2_Atualizada.gpx”]

3ª Etapa (Guaratinga – Guaratinga)

[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/Ride_2017_Etapa_3_Atualizada.gpx”]

4ª Etapa (Guaratinga – Guaratinga)

[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/Ride_2017_Etapa_4_Atualizada.gpx”]

5ª Etapa (Guaratinga – Arraial d’Ajuda)

[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/Ride_2017_Etapa_5_Atualizada.gpx”]

6ª Etapa (Arraial d’Ajuda – Arraial d’Ajuda)

[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/Ride_2017_Etapa_6_Atualizada.gpx”]

7ª Etapa (Arraial d’Ajuda – Arraial d’Ajuda)

[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/Ride_2017_Etapa_7_Atualizada.gpx”]

Reconhecimento – Seis vezes vencedora do prêmio Guidão de Ouro de melhor competição do mountain bike no País, a Brasil Ride ganha a cada ano reconhecimento e atravessa fronteiras. Na atualidade, os praticantes da modalidade costumam até comparar o evento com as principais corridas do mundo, apelidando a ultramaratona de “Giro de Itália do MTB”.

Cobertura online – Assim como foi em 2016, a oitava edição da Brasil Ride contará com transmissão ao vivo em sua Fan Page do Facebook. Largadas, chegadas e as cerimônias de premiação serão exibidas pela equipe de mídia da principal ultramaratona de mountain bike das Américas.

Sobre a Brasil Ride

A oitava edição da Brasil Ride reunirá 250 equipes de 22 países e de 24 estados. No sábado (21), a Maratona dos Descobrimentos, disputada em uma única etapa, terá mais 1.000 ciclistas. Classe S1 na UCI, a competição distribui aos campeões da open e da feminina 120 pontos no ranking mundial. Nascida na Bahia, a Brasil Ride reuniu, em 2016, 500 atletas de 23 países e 24 estados brasileiros e o Distrito Federal entre os dias 16 e 22 de outubro, na Costa do Descobrimento. 

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização