25 de abril de 2024

Cannondale traz para o Brasil sua bicicleta urbana com garfo Lefty

Linha Bad Boy conta com iluminação integrada no garfo e no canote, top tube emborrachado e grupo transmissor Shimano Metrea de 11 velocidades

Apresentada por ocasião do Shimano Fest, a Cannondale Bad Boy desembarca oficialmente no Brasil visando o seguimento de bicicletas urbanas com pegada esportiva.

Construída a partir de um quadro em liga de alumínio C1 Premium, a Bad Boy diferencia-se das demais bikes da marca norte-americana por seu design minimalista na cor cinza-chumbo, sem nenhum tipo de grafismo. Não há espaço sequer para a logo ou o nome da empresa. Apenas um ‘detalhe’ a identifica como uma Cannondale: a presença inequívoca de um garfo dianteiro Lefty, característica exclusiva da marca.

Voltada para o público urbano que não abre mão de uma pilotagem mais rápida e esportiva, a Bad Boy possui uma geometria que projeta a posição do ciclista mais a frente que nas demais bicicletas de sua categoria, proporcionando uma rápida resposta nas curvas, o que facilita as manobras no trânsito caótico das grandes cidades, mas sem abrir mão de uma boa visibilidade e conforto.

Ao contrário da maioria das city-bikes, a Bad Boy utiliza aros 27.5 polegadas, equipados com os versáteis pneus ‘balão’ Schwalbe G-One Performance de 40mm de largura, capazes de encarar sem problemas tanto o asfalto de boa qualidade quanto ruas esburacadas.

Iluminação integrada – O garfo Lefty, rígido, conta com um sistema de iluminação de segurança integrado, composto por uma série de LEDs, alimentados por uma bateria embutida, que pode ser recarregada através de uma porta micro USB. Na parte traseira, um sistema similar, instalado dentro do canote do selim, deixa o ciclista visível e em segurança. Curiosamente, a iluminação do canote não é recarregável, utilizando como fonte de energia duas pilhas comuns AA.

Em seu tubo superior, o quadro da Bad Boy conta com um filete longitudinal emborrachado e refletivo, que protege o mesmo contra arranhões quando a bicicleta encontra-se estacionada nos paraciclos.

Freios e transmissão – Para garantir uma frenagem previsível e segura sob quaisquer condições, a Cannondale conta com freios a disco hidráulicos Magura MT2, com rotores de 160mm de diâmetro.

A transmissão utilizada na Cannondale Bad Boy é a Metrea, mais novo grupo da Shimano para uso urbano. Com relação 1 x 11 velocidades, o grupo conta com trocadores de marcha do tipo Rapid Fire, com acionamento two-way (nos dois sentidos), de forma similar aos grupos topo de linha utilizados em bicicletas MTB. O cassete utilizado é o Shimano 105, com relação ‘compacta’ de 11-32 dentes, acionado por corrente da marca KMC X1.

O pedivela escolhido foi o Cannondale Si, com coroa de 38 dentes e movimento central BB30.

Versões, preços e disponibilidade – Serão comercializados em território brasileiro duas versões da Cannondale Bad Boy: a Bad Boy 2, com as características descritas acima e o preço sugerido de 7.999 reais; e a Bad Boy 4, equipada com transmissão Shimano Altus de 3 x 9 velocidades e freio a disco mecânico Promax, ao preço de 3.999 reais.

Especificações técnicas

Quadro Bad Boy OPI, C1 Alloy, com faixa emborrachada refletiva
Garfo Lefty LightPipe OPI, com Luz integrada e bateria recarregável
Aros Bad Boy C1, 650b, parede dupla
Cubos Lefty 50 Formula Disc QR
Raios Aço inox, 15g
Pneus Schwalbe G-One Performance, 650x40c
Pedais Bad Boy, alumínio com Kraton
Pedivela Cannondale Si, BB30, com coroa de 38 dentes
Movimento central FSA EVO8681 – com adaptador de BSA p/ BB30
Corrente KMC X11, 11 velocidades
Cassete Shimano 105, 11-32, 11 velocidades
Câmbio traseiro Shimano Metrea, 11 velocidades
Trocadores de marcha Shimano Metrea, RapidFire, 11 velocidades
Guidão Bad Boy, 6061 alloy, 31.8, 720mm x 15mm rise
Manoplas Fabric Silicone Cell
Mesa Bad Boy Si, integrada, 60mm
Caixa de direção FSA Cartridge Bearing
Freios Magura MT2, com rotores de 160mm
Selim Fabric Scoop Radius Elite
Canote de selim LightSkin com iluminação integrada LED light, 31.6
Tamanhos SM, MD, LG, XL
Peso 10,2kg (Tamanho M)
Extras Suporte para para-lamas e descanso; carregador USB
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização