26 de abril de 2024
Foto: Cesar Brustolin / SMCS

Programa Pedala Curitiba supera a marca de 8.500 participações em 2017

Coordenado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), programa incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte e estimula a prática de atividades físicas

Nesta quarta-feira (18/10), durante o passeio ciclístico noturno da Regional CIC, o programa Pedala Curitiba superou 8.500 participações em 2017. Coordenado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), o programa estimula a prática de atividades físicas, incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte e apresenta diferentes pontos da cidade.
“Esse ano conseguimos levar as atividades do Pedala Curitiba para todas as regionais da cidade, com dois passeios por dia de segunda a sexta-feira. Ficamos felizes de alcançar um número tão expressivo de participações e perceber a adesão de novos ciclistas a cada mês”, destacou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

Até o final de 2016 o Pedala Curitiba acontecia em sete regionais administrativas. Sob orientação do prefeito Rafael Greca, a Smelj retomou as atividades na CIC, que haviam sido interrompidas no ano passado, e implantou o programa nas regionais Boqueirão e Tatuquara, que não promoviam o passeio.

Passeio CIC – Ciclistas experientes e iniciantes marcaram presença no 29º passeio da Regional CIC, que contou com 39 participantes e um percurso de dificuldade média de 15 quilômetros, com poucos trechos de aclives e declives. A atividade é realizada com apoio do grupo Pedaloucos, que ajudam a orientar ciclistas iniciantes durante o trajeto.

“Os passeios regionais são muito práticos, já que são perto de casa e incentivam as pessoas da região a participarem”, afirmou o ciclista João Roberto Bezerra, de 47 anos, que ressaltou que a atividade já se tornou uma praticidade em sua vida ao trocar o carro pela bicicleta para ir trabalhar.

Além de estimular a prática de atividades físicas e saudáveis, o Pedala Curitiba também contribui para a socialização e fortalecimento de vínculos dos participantes. Um exemplo disso é a paixão pelo ciclismo do jovem Miguel Mayer Perin, de nove anos, que fez com que o seu pai, Sidnei Alves Perin, criasse um anexo em sua bicicleta para levar o filho junto nos passeios.

“É muito bom poder dividir com ele uma atividade que gosto. O que poderia ser apenas um exercício saudável acaba se tornando também uma diversão familiar”, afirmou Sidnei ao mostrar as modificações que realizou em sua bicicleta.

Foto: Cesar Brustolin / SMCS

Para todos os gostos –  “Geralmente começar a pedalar é um desafio, mas os grupos do Pedala são bastante unidos, incentivando e ajudando quem está começando. Em pouco tempo as pessoas já querem participar de mais passeios e pedalar o máximo que puderem”, disse Márcia Gregório dos Santos, de 39 anos, que participa do grupo da regional CIC.

Os passeios do Pedala Curitiba têm média de 18 km, porém regionais como o Portão e Santa Felicidade se destacam por realizarem percursos mais longos (medias de 26,7km e 20,7km, respectivamente) e desafiadores para os participantes.

“A ideia é disponibilizar percursos para todos os gostos, com alguns sendo ideais para iniciantes, enquanto outros podem representar um bom treino para os mais experientes”, ressaltou Marcello Richa.

Cada passeio possui um trajeto diferente e são monitorados por técnicos da Smelj e acompanhados por guardas municipais e agentes de trânsito, com serviço de apoio para atender eventuais necessidades e socorro aos ciclistas. Não é necessária inscrição prévia, porém os interessados em participar precisam ter mais de 15 anos e utilizar capacete.

Programação do Pedala Curitiba

Pedala Santa Felicidade
Dia: Segundas-feiras
Concentração: 19h30min | Saída: 20h
Local: Posto Ventania – Rua Francisco Dallalibera, 1539
Pedala Boqueirão
Dia: Segundas-feiras
Concentração: 19h30min | Saída: 20h
Local: Rua da Cidadania do Carmo – Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430
Pedala Matriz
Dia: Terças-feiras
Concentração: 19h45min | Saída: 20h15min
Local: Praça Garibaldi – Rua Kellers/Praça Garibaldi, s/nº
Pedala Portão
Dia: Terças-feiras
Concentração: 19h30min | Saída: 20h
Local: Rua da Cidadania da Fazendinha – Rua Carlos Klemtz, 1.700
Pedala Bairro Novo
Dia: Quartas-feiras
Concentração: 19h30min | Saída: 20h
Local: Rua da Cidadania do Bairro Novo – Rua Tijucas do Sul, 1.700
Pedala CIC
Dia: Quartas-feiras
Concentração: 19h30min | Saída: 20h
Local: Paróquia Nossa Senhora da Cabeça/Senai – Avenida Nossa Senhora da Cabeça, s/nº
Pedala Boa Vista
Dia: Quintas-feiras
Concentração: 19h30min | Saída: 20h
Local: Parque Bacacheri/Arcos da Entrada –  Rua Eduardo Geronasso, 1.600
Pedala Cajuru
Dia: Quintas-feiras
Concentração: 19h30min | Saída: 20h
Local: Rua da Cidadania do Cajuru – Avenida Mauricio Fruet, 2.150
Pedala Pinheirinho
Dia: Sextas-feiras
Concentração: 19h00 | Saída: 19h45min
Local: Rua da Cidadania do Pinheirinho – Avenida Winston Churchill, 2.033
Pedala Tatuquara
Dia: Sextas-feiras (exceto a última de cada mês)
Concentração: 18h45 | saída: 19h15
Local: Centro de Esporte e Lazer (CEL) Santa Rita  – Rua Carlos Munhoz da Rocha, 620 – Tatuquara

Fonte: Portal Administrativo do Município de Curitiba

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização