20 de abril de 2024

Tifosi Mons, a bicicleta de estrada de série mais leve do mundo

Quadro construído com três tipos diferentes de fibra de carbono e escolha criteriosa de componentes resultam em uma bike com o peso final de apenas 4,6kg

Pouco conhecida no Brasil, a marca britânica Tifosi (nenhuma relação com o fabricante de óculos homônimo) construiu ao longo de seus 17 anos de atividades uma reputação de construir bicicletas de altíssima qualidade e peso abaixo da média. Seu último lançamento entretanto superou todas as expectativas, ao apresentar ao púbico a Mons, considerada a bicicleta de estrada mais leve do mundo produzida em série.

Apesar de seu peso incrivelmente baixo, a Mons foi projetada para ser uma bicicleta de uso diário e não para ser utilizada apenas em competições. Para garantir sua durabilidade, seu quadro utiliza nada menos que três tipos distintos de fibra de carbono unidirecional. Enquanto que nas zonas de maior estresse como na área do movimento central e na caixa de direção é utilizado a fibra Toray T700, de resistência superior, os demais tubos utilizam um mix de fibras T800 e T1000, mais leves, embora mais frágeis. O resultado é um quadro sub 800 gramas, habilitado para suportar um ciclista com um peso máximo de 109kg, valor bastante acima de seus concorrentes diretos.

Para garantir a segurança da pedalada, tanto o quadro quanto o garfo da Mons possuem certificação ISO.

Componentes hi-end – Para garantir seu baixíssimo peso final – o conjunto quadro / garfo / caixa de direção / movimento central pesa apenas 1,06kg -,  optou-se por uma criteriosa escolha de componentes, sempre objetivando deixar o peso final o mais baixo possível com comprometimento da qualidade. Todo o cockpit (guidão, mesa, canote e selim) são da alemã AX Lightness, especialista na fabricação de componentes em carbono. Da mesma marca são as rodas – que pesam impressionantes 790 gramas -, montadas com pneus Clemens Strada LGG, tubulares, na medida 700c x 25mm.

O grupo transmissor é o italiano Campagnolo Super Record de 11 velocidade, com pedivela em carbono THM Clavicula, com pernas de 170mm e coroas na relação 50-34 dentes, instalado em um movimento central da Enduro, com rolamentos de cerâmica.

Esta configuração resultou em um peso final de apenas 4,6kg, valor este que impossibilita a Tifosi Mons de participar de quaisquer provas oficiais da União Ciclística Internacional (UCI), onde o atual peso mínimo regulamentado é de 6,8kg (2,2kg a mais!).

Pesada no bolso – Todo este cuidado em se produzir a bicicleta mais leve do mercado possui um revés. Disponível para a venda diretamente no site da Tifosi Cycles, a Mons pode ser adquirida em sua versão completa por 11.699,99 euros, ou apenas o quadro e o garfo por 2.599,99. Um lastro e tanto para tanta leveza!!!

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização