29 de março de 2024
Com a nova embalagem similar a de uma TV, os funcionários das transportadoras passaram a manusear as caixas de bicicletas com mais cuidado - Foto Divulgação

Fabricante de bicicletas encontra maneira original de evitar danos durante o transporte

Cansada de levar prejuízos com bicicletas quebradas durante o transporte, marca holandesa VanMoof ‘disfarça’ suas bicicletas em embalagens de TV

Após levar uma série de prejuízos decorrentes de danos causados a suas bicicletas por armazenamento e transporte inadequados, um fabricante de bicicletas holandês encontrou uma maneira no mínimo original de fazer com que os funcionários das transportadoras manuseassem as embalagens com o devido cuidado.

Especializada na fabricação de bicicletas urbanas e e-bikes de alta tecnologia, a marca holandesa VanMoof passou a colecionar uma série de prejuízos decorrentes do transporte inadequado de seus produtos, principalmente os exportado para o mercado norte-americano. De acordo com o fabricante, a causa principal do problema era o manuseio inadequado das embalagens, que eram empilhadas umas sobre as outras e até mesmo jogadas de forma negligente.

VanMoof Electrified S

“Estávamos sofrendo um enorme prejuízo material devido aos danos causados nos produtos, que chegavam ao seu destino e eram devolvidos para substituição. Cerca de 25% dos produtos que enviávamos chegavam com defeito as nossos clientes, disse Taco Carlier, cofundador da Vanmoof em uma entrevista a rede de TV CNN.

A solução encontrada foi ‘disfarçar’ as bicicletas em um novo modelo de caixa que simula a utilizada por fabricantes de TVs de plasma e LCDs de grande formato. “Percebemos que as transportadoras tinham muito mais cuidado em armazenar caixas de TVs por considerarem-nas mais frágeis que as bicicletas”, disse Carlier.

Internamente, as novas embalagens utilizadas pela VanMoof são as mesmas utilizadas anteriormente, onde as bicicletas são acondicionadas praticamente completas, com as rodas dianteiras, pedais e guidão desmontados. Exteriormente, entretanto, uma silhueta no formato de TV sugere que o conteúdo da caixa contenha este produto, embora contenha a descrição correta do modelo de bike.

“O resultado foi incrível, houve uma redução enorme no número de devoluções desde que implementamos a ideia”, comemora Carlier.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização