25 de abril de 2024

BMW propõe criação de super ciclovia elevada em Xangai

Marca automotiva alemã apresentou projeto de criação de ciclovia construída sobre as ruas e avenidas da maior cidade da República Popular da China 

A Divisão de Inovação e Pesquisas Tecnológicas da BMW apresentou um novo conceito de mobilidade urbana que utiliza bicicletas e e-bikes transitando por vias elevadas. Denominado BMW Vision E3 Way, o projeto faz referência às palavras ‘Elevado’, ‘Elétrico’ e ‘Eficiente’ e consiste na construção de super ciclovias sobre as ruas e avenidas da cidade chinesa de Xangai, uma das mais populosas do mundo.

A nova via contará com conexões de acesso através de rampas localizadas em pontos chaves da cidade, como centros comerciais e estações de metrô, possibilitando ao ciclista evitar as aglomerações provocadas pelo tráfego urbano.

De acordo com a BMW, além de aumentar a capacidade de tráfego, a nova via é uma alternativa perfeita para todos aqueles que percorrem até 15 quilômetros ao dia para irem aos seus locais de trabalho, com a máxima segurança.

O projeto prevê a velocidade máxima de 25 km/h. Através de um sistema de faixas de rolagem, a ciclovia distribui o tráfego de bicicletas entre quem circula a velocidade de cruzeiro e os ciclistas que irão tomar algumas das saídas habilitadas.

A ciclovia elevada possui uma cobertura especial, que protege os ciclistas do sol e da chuva e que contará com um sistema de ventilação que coleta a água da chuva e a utiliza como elemento refrigerante.

Para Markus Sidel, diretor do Departamento de Tecnologia do grupo BMW, “Na China, até 2050 mais de um bilhão de pessoas estarão vivendo nas cidades. Isto criará maiores necessidades de transporte, o que tornará o país em uma incubadora de numerosas inovações em mobilidade como a Vision E3 Way, disse.

O projeto BMW Vision E3 Way está sndo desenvolvido em colaboração com a Universidade de Tongji, em Xangai e, segundo seus desenvolvedores, seu desenho modular permitirá sua implementação em qualquer cidade do mundo.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização