20 de abril de 2024

Dispositivo previne que ciclistas sejam atingidos por portas de carros

Fixado no espelho retrovisor do veículo, Life Sticker detecta o sinal de bluetooth do celular do ciclista, alertando o motorista sobre sua aproximação de forma a impedir o temível “car-dooring” 

Um dos maiores riscos de se pedalara no trânsito das grandes cidades é o chamado car-dooring, quando o ciclista é repentinamente atingido pela porta de um veículo estacionado. Foi para evitar acidentes desse tipo que uma empresa sueca, a Semcon, desenvolveu um novo dispositivo eletrônico de segurança que alerta o motorista sobre a aproximação de ciclistas vindos por trás de seu veículo.

Uma pesquisa encomendada pela Semcon entrevistou 1500 ciclistas que já sofreram algum acidente envolvendo bicicletas e automóveis e constatou que nada menos que 85% destes foram causados por portas de veículos estacionados que se abriam subitamente.

Leve e de pequenas dimensões, o Life Sticker possui uma base adesiva que o fixa na parte superior do espelho retrovisor do carro. Uma antena direcional voltada para a parte traseira do veículo detecta automaticamente o sinal bluetooth oriundo do aparelho celular do ciclista e aciona um LED vermelho de alto brilho, alertando o motorista para não abrir a porta naquele momento.

A Promessa de ser a ‘arma’ definitiva contra o car-dooring, o Life Sticker é alimentada durante o dia por uma célula solar e conta com um acelerômetro que liga automaticamente a antena – com um alcance de até 100 metros – sempre que o veículo para. 

Tecnologia de baixo custo – O dispositivo foi inventado pelo engenheiro eletrônico Duokai Wang, do escritório de Xangai da Semcon, como parte de uma competição interna da empresa. A ideia foi tão genial que a Semcon prosseguiu no desenvolvimento do produto, que está em fase de protótipo e deverá ser disponibilizado comercialmente em uma ano.

De acordo com a empresa, o projeto do Life Sticker idealiza que seu custo de produção seja menor que 2 euros, o que possibilitará um baixo preço final ao consumidor.

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