18 de abril de 2024

Plástico de alto desempenho substitui com vantagens rolamentos de bicicletas

Uso de buchas autolubrificantes de alta resistência e baixo atrito possibilita maior vida útil, menos manutenção e menor peso da bicicleta 

Líder mundial no desenvolvimento de polímeros de alto desempenho, o fabricante alemão Igus apresentou um protótipo de bicicleta full suspension cuja balança de suspensão utiliza 25 buchas plásticas especiais no lugar dos rolamentos. De acordo com a empresa, a solução adotada possibilita uma série de vantagens, como maior vida útil, manutenção mais fácil e menor peso final.

As buchas autolubrificantes Igus Iglidur são feitas de plásticos de alto desempenho leves e contribuem para a redução de peso. As propriedades tribologicamente otimizadas reduzem as taxas de desgaste, aumentando, assim, o tempo de sua operação e vida útil.

Além disso, as buchas autolubrificantes são mais resistentes que os rolamentos às influências e condições ambientais, como sujeira, poeira e umidade, pois são isentas de lubrificação e, por isso, não retêm sujeira. Isso também reduz os tempos de manutenção e os esforços associados.

Diversos modelos de câmbios da marca SRAM utilizam buchas plásticas Igus

Por último mas não menos importante, elas são mais econômicas que buchas convencionais, feitas de metal, sendo também capazes de resistir cargas de impacto e tensões.

Graças a estas características, fabricantes como a SRAM, a Crank Brothers e a Magura estão investindo cada vez mais no uso de buchas plásticas em seus componentes.

Uso de buchas em bicicletas – Ao contrário do que parece, buchas são extensivamente utilizadas em bicicletas desde 1817, quando o barão Karl Drais utilizou modelos de bronze nas rodas de sua Draisiana. Atualmente, buchas plásticas são utilizadas no interior de garfos de suspensão e canotes retráteis de selim, pedais, polias e mecanismos de câmbio, pivôs de freios cantilever e a disco e até mesmo em freehubs de rodas.

Atualmente a Igus produz uma linha de buchas específicas para uso em bicicletas composta por seis modelos, cada um com suas características específicas de baixo atrito, resistência a impactos e vibrações, temperatura e estabilidade dimensional.

Se comparadas a buchas metálicas revestidas de PTFE (Teflon) utilizadas em alguns modelos de bicicletas e suspensões, as buchas plásticas da Igus são 80% mais leves, além de maior resistência ao desgaste.

Projeto específico – Para que a bike possa utilizar a tecnologia é necessário que a mesma tenha sido projetada especificamente para esta solução, o que inviabiliza a simples troca do rolamento pela bucha. Além disso, componentes que necessitam baixíssimos níveis de atrito, como cubos de rodas e movimentos centrais, ainda tem nos rolamentos sua melhor opção. Entretanto, com o desenvolvimento desta e de outras tecnologias de polímeros de baixo atrito,  é possível que em um futuro próximo nossas bicicletas fiquem mais leves e confiáveis graças a esta tecnologia.

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