Fibra de carbono? Isopor? Que nada! Papelão é o novo material que pode baratear e popularizar cada vez mais os capacetes.
O papelão, material criado por volta de 1800 na Inglaterra, foi a matéria-prima escolhida por um estudante do Royal College of Art, em Londres, para criar o Kranium, um capacete super barato que promete absorver a energia de impactos e proteger o ciclista.
Segundo o Bike Radar, a chave do sucesso do design do Kranium são as ondulações internas do papelão. De acordo com o designer Anirudha Surabhi, essas ondulações são parecidas com a cartilagem encontrada no crânio do pica-pau, animal que recebe fortes impactos na cabeça. A ondulação, portanto, serviria como amortecedor.
O design de Anirudha Surabhi foi patenteado e será comercializado em breve pela empresa alemã Abus. O capacete será lançado com um casco plástico transparente para mostrar que o interior do capacete é feito de papelão.
Para poder chegar às lojas, o capacete já passou pelos testes de segurança mais rígidos da Europa, e os resultados apontam que o capacete de papelão pode absorver até três vezes a energia absorvida por capacetes de poliestireno.
Fonte: Eu Vou de Bike