23 de novembro de 2024

Ana Paula Polegatch lidera a Volta Ciclística Feminina do Brasil

Ana Paula Polegatch lidera a Volta Ciclística Feminina do BrasilIntegrantes da seleção brasileira que disputará o Panamericano de Ciclismo do México, em fevereiro, a ciclista Ana Paula Polegatch fechou o primeiro dia de disputas da 2ª Volta Ciclística Feminina do Brasil, competição válida pelo ranking nacional e que está sendo disputada na cidade de São Carlos em conjunto com a 7ª Volta da Juventude. A ciclista, da equipe São Caetano/Penks/Calypso/Vzan/DKS Bikes/New Millen, ficou o melhor tempo após as duas etapas realizadas nesta sexta-feira – contrarrelógio de 6 km e um circuito de 48 km, ambos no Parque Eco-Esportivo do Damha.

Ela totaliza 1h08min50seg. Em segundo esta Giovana Corsi, da Velo/Seme Rio Claro, com 1h08min54seg, enquanto em terceiro está Danilas Ferreira da Silva, também da Velo/Seme Rio Claro, com 1h09min30seg. Ao todo, 14 ciclistas disputam a Elite feminino da competição.

Já na disputa da Volta do Futuro, em sua sétima edição, André Gohr, da FME/Hidrorepell Tintas/Bike Point, lidera a categoria Junior, com o tempo de 1h08min05seg, seguido por seu companheiro de equipes, Caio Godoy Ormense, com 1h08min08seg, e Douglas Fernando Ribeiro, da UCI Iracemápolis/Centro de Excelência de Ciclismo/Americana, também com 1h08min08seg. No feminino da categoria, com 10 competidoras a liderança é de Alice Tamaris de Melo, da Lidra Americana/Centro de Excelência – Americana, com o tempo de 58min02seg.

Os demais lideres da competição são os seguintes: Juvenil, Vitor Gonçalves da Silva, da FME/Hidrorepell Tintas/Bike Point, com 47min27seg, e Talita da Luz de Oliveira, da Liga de Ciclismo Campos Gerais, com 1h05min58seg; e Infanto-Juvenil, Igor Teodoro Molina, do Clube de Ciclismo de São José dos Campos, 35min34seg, e Giulia Camille Chinaglia, da UCI Iracemápolis/Centro de Excelência de Ciclismo – Americana, 39min23seg.

O primeiro dia de disputas exigiu bastante dos mais de 230 inscritos. O forte calor desgastou os atletas, mas não impediu baterias bastante acirradas. Pela manhã, foi realizada o prova de contrarrelógio, com uma volta no percurso de 6 km. De tarde foi a vez do circuito para todas as categorias. “Foi um bom começo, com todos os ciclistas se esforçando apesar do calor. Essa é a expectativa para os demais dias”, destacou Gilson Alvaristo, diretor-técnico da Federação Paulista de Ciclismo.

Segundo dia – Neste sábado, 19, esta programada a terceira etapa, com uma prova de estrada entre Água Vermelha/Santa Eudóxia/Água Vermelha (41,2 km), a partir das 8h, sendo que a Elite e a Junior Masculino cumprirão 82,4 km (duas voltas). No domingo, dia 20, uma nova prova de circuito fechará as duas competições. Será no Damha, em circuito, com percurso de 9 km. Estão previstas três voltas para o Infanto-Juvenil, quatro para Juvenil, e dez para Elite Feminino e Junior Masculino, esta totalizando 72 km.

A Volta do Futuro tem como meta revelar novos valores para o esporte e vem conseguindo sucesso nos últimos seis anos. Quanto às mulheres, a Volta Ciclística Feminina do Brasil busca valorizar o ciclismo feminino com uma competição própria e com infraestrutura das grandes eventos nacionais. A categoria largará junto com o grupo da Junior Masculino, reunindo as principais ciclistas do país.

A 7ª Volta Ciclística do Futuro e 2ª Volta Ciclística Feminina do Brasil têm promoção da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, Federação Paulista de Ciclismo, Confederação Brasileira de Ciclismo e Prefeitura Municipal de São Carlos, com apoio do Parque Eco-Esportivo do Damha.

Fonte: MBraga Comunicação

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização