Dono de 6 ouros olímpicos, Chris Hoy para aos 37 anos
Uma das lendas do esporte, o ciclista Chris Hoy, de 37 anos, anunciou, nesta quinta-feira (18 de abril), sua aposentadoria do esporte. Sinônimo de vitórias nas pistas, o escocês é o maior atleta olímpico da história da Grã-Bretanha, detendo o recorde de medalhas de ouro (seis no total) e também o de medalhas no total (sete, mesmo número do também ciclista Bradley Wiggins).
Suas últimas conquistas foram nos Jogos de Londres, em 2012, quando foi campeão no sprint por equipes e do keirin. Desde então muito se especulou sobre sua retirada das pistas, que foi confirmada nesta semana.
“Quando eu tomei a decisão de me aposentar, não foi feita em um dia ou momento. Eu não pensei simplesmente ‘é hora de me aposentar’. Desde a Olimpíada de Londres eu tenho pensado sobre isso e avaliado os prós e contras. Eu gostaria de continuar por um ano. Seria ótimo ir a Glasgow no ano que vem e competir na Escócia, nos Jogos da Commonwealth. Seria um sonho para o final de minha carreira mas eu acho que você em que ser realista e não pensar com a emoção”, declarou o multicampeão em um vídeo publicado pela Federação Britânica de Ciclismo.
O sucesso de Hoy nas Olimpíadas começou em Sydney-2000, quando conquistou a prata no Sprint por equipes. Nos três jogos seguintes, mais seis ouros. Em Atenas-2004, no 1 km contra o relógio masculino, em Pequim-2008, no sprint por equipes, sprint individual e keirin e, finalmente, no keirin e sprint por equipes em Londres-2012. Além disso, Hoy detém 23 medalhas em 11 participações em Campeonatos Mundiais, sendo 11 de ouro.
Fora das pistas recebeu o título de Sir em 2009 pelos serviços prestados ao esporte britânico. Trabalho que ele continuará realizando já que será um dos embaixadores dos Jogos da Commonweath, em 2014, e ajudará na candidatura de Glasgow para ser sede dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018.
Em meio a tudo isso também mantem projetos com a Unicef e a Associação Escocesa de Saúde Mental e, recentemente, lançou sua linha de bicicletas para estrada e cidades.
Fonte: Prólogo