Inglaterra – A primeira etapa da Copa do Mundo de Supercross 2013 foi decidida no sábado, dia 20 de Abril, após a realização das etapas finais da competição. O piloto brasileiro Renato Rezende, conseguiu uma participação histórica, conquistando a sexta colocação na grande final. Esta é a primeira vez que um brasileiro consegue disputar a final de uma etapa da Copa do Mundo.
Ainda durante as etapas classificatórias, toda a delegação brasileira parecia prever os excelentes resultados, demonstrando grande entusiasmo. A equipe jovem, formada por atletas que são acompanhados desde as categorias de base pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), demonstraram que são capazes de se superar a cada nova competição, e já fazem história pelo Bicicross brasileiro.
“Estou muito feliz, não tenho palavras para descrever minha felicidade. Estamos mostrando para o mundo inteiro que o BMX do Brasil esta evoluindo a cada dia que passa. Se depender de dedicação e força de vontade, estaremos no RIO 2016 com força total. Gostaria de agradecer a todos os meus patrocinadores e, principalmente meus técnicos Daniel Jorge e Guilherme Pussieldi, que foram fundamentais para essa conquista”, declarou Renato Rezende, emocionado.
O projeto de desenvolvimento do Bicicross brasileiro, comandado pela Confederação Brasileira de Ciclismo, se mostrou bastante efetivo nesta etapa da Copa do Mundo. Além do resultado inédito do atleta Renato Rezende, outros cinco atletas também disputaram as etapas finais em Manchester: Priscilla Carnaval e Bianca Quinalha seguiram até as quartas de finais no feminino, enquanto no masculino, Igor Martins, Rogério Reis e Miguel Dixini também conseguiram demonstrar muita qualidade técnica, mas acabaram eliminados nas oitavas de finais.
Mesmo com todo pessimismo transparecendo antes da competição, os resultados obtidos nesta primeira etapa da copa do mundo superaram qualquer expectativa. O auxiliar técnico Daniel Jorge, fez questão de destacar a importância dos resultados conquistados e do sucesso dos projetos da confederação brasileira.
“Gostei muito de poder estar fazendo parte da seleção brasileira nesta etapa da Copa do Mundo. Quero agradecer a oportunidade concedida pela confederação e destacar o enorme talento dos nossos jovens atletas. Todos demonstraram ser grandes guerreiros e estão fazendo história pelo Brasil. Acredito que estamos trabalhando no caminho certo. O projeto da confederação no Bicicross de alto rendimento é a oportunidade que temos para conseguir inserir nossos atletas no cenário internacional, proporcionando toda estrutura necessária para elevarmos o nível dos nossos campeões. Já conseguimos colher os primeiros frutos, agora é manter o foco para chegarmos cada vez mais longe”, afirmou Daniel Jorge, auxiliar técnico da Seleção Brasileira de Bicicross.
O próximo desafio da seleção será disputar a segunda etapa da Copa do Mundo de Supercross, dias 10 e 11 de maio, na Argentina. Logo depois, os atletas brasileiros continuam na Argentina para competir no Campeonato Pan-Americano, dia 13 de maio, seguido pelo Campeonato Sul-Americano, dia 14 de maio.
BMX Supercross – Na pista de Supercross, mesma formato de pista utilizada nos Jogos Olímpicos, os pilotos enfrentam um Gate de largada com 8 metros de extensão, bem maior do que o de uma pista tradicional, com cerca de 5 metros. Durante o percurso, as rampas também são bem maiores, chegando a lembrar as pistas de Motocross.
Copa do Mundo de Supercross 2013
1ª Etapa – Manchester (Inglaterra) – 19 e 20 de Abril
2ª Etapa – Santiago del Estero (Argentina) – 10 e 11 de Maio
3ª Etapa – Papendal (Holanda) – 15 e 16 de Junho
4ª Etapa – Chula Vista (Estados Unidos) – 27 e 28 de Setembro
Fonte: Esporte Alternativo