23 de novembro de 2024

Hora Nacional da Bicicleta 2013

Hora Nacional da Bicicleta 2013Em sintonia com os movimentos mundiais para a melhoria da qualidade de vida, economia de recursos naturais, racionalização dos conglomerados urbanos e do consumo energético entre outros, nossa sociedade clama por necessidades preteridas pelas Administrações Públicas.

A Hora Nacional da Bicicleta 2013, a realizar-se descentralizada mente no dia 1º de Maio de 2.013, das 10:00 às 11:00 horas, horário de Brasília, tem o propósito de unir em âmbito nacional as vozes que reivindicam atenção das autoridades para as necessidades comuns à maioria dos municípios e para o desenvolvimento de macro estratégias setoriais.

Os idealizadores objetivam perpetuar a data e o modelo de manifestação, unificando os interessados e promovendo a divulgação uníssona das reflexões desenvolvidas e chamamentos incisivos às responsabilidades governamentais.

De caráter reivindicatório, mas alicerçado nos princípios elementares do bom senso e cordial relacionamento entre pessoas e entidades, o evento procura a sensibilização através da seriedade temática, da organização e coordenação de esforços e, principalmente, da comemoração festiva da Cidadania, via participação popular na ocupação das ruas.

Temática – Observados os debates, opiniões e reivindicações mais expressivas registrados nas redes sociais, da mesma forma que consideradas as tônicas das conversas entre usuários, ativistas e representantes de diversas entidades públicas e privadas ligadas à mobilidade humana e principalmente ao ciclismo, destacaram-se os tópicos a seguir.

Planejamento e infraestrutura

  • Planejamento de mobilidade humana intermodal inexistente, precário ou não implementado;
  • Infraestrutura viária para mobilidade ciclística inexistente, precária ou inexistente;
  • Priorização da mobilidade sustentável principalmente nos perímetros urbanos críticos;
  • Adequação da sinalização viária;
  • Implementação de grupos municipais de estudo e ações;

Trânsito

  • Insegurança durante deslocamentos no trânsito;
  • Permissividade e impunidade ao desrespeito às leis e regras de trânsito;
  • Abrandamento e relaxamento das punições;
  • Educação e recompensa aos usuários da estrutura viária;

Política Fiscal

  • Isenção e redução de impostos incidentes sobre bicicletas, componentes e acessórios;
  • Incentivos fiscais à produção nacional de bicicletas, componentes e acessórios;
  • Redução de impostos para fomentadores de atividades educacionais e práticas associadas
  • Diretamente ao ciclismo;

Política Estrutural

  • Estabelecimento de Comitê Nacional para Estudo e Instrumentalização da Mobilidade Humana Sustentável;
  • Fomento ao estabelecimento de subcomitês estaduais e municipais;
  • Criação de plano nacional baseado em modelo resultante da soma de exemplos bem sucedidos;
  • Reformatação legislativa baseada na operacionalidade do modelo;

Política Educacional

  • Introdução de temáticas sobre sócio educação, cidadania e mobilidade sustentável na grade curricular elementar e secundária;
  • Introdução de temáticas sobre o conceito ‘cidade para pessoas’ na grade curricular do ensino secundário;
  • Incentivo ao estudo e pesquisa universitários voltados a racionalização e otimização da ocupação dos espaços urbanos;
  • Introdução da prática regular de ciclismo e atividades afins na disciplina de educação física.

Amplos, estes tópicos serão referidos na primeira soma nacional de interesses a serem manifestados na Hora Nacional da Bicicleta 2013.

Ficará a sugestão para a anexação de outros mais, assim como para o desenvolvimento pontual de cada um.

Participação facilitada – Para descomplicação da adesão, os idealizadores propõem algumas maneiras de participação, todas considerando a localização descentralizada e flexibilidade para integração natural a outros eventos previamente agendados no mesmo local e horário.

Encontros Presenciais

  • Em praça pública para reflexões e debates, com redação tópica das conclusões;
  • Para pedaladas simbolizando a união e espírito de corpo da manifestação em apoio ao evento;
  • Reunião para reflexões, debates e elaboração de documento conclusivo e reivindicatório;
  • Palestras e apresentação sobre temas pertinentes, com recolhimento de assinaturas de adesão ao evento;
  • Outras desenvolvidas localmente que tenham a pertinência, ordem, respeito e educação como disciplinadores;

Encontros Não Presenciais

  • Através de conferência por meios digitais via web;

Manifestações Digitais

  • Assinatura do formulário de concordância e adesão aos propósitos do evento, no site dos idealizadores;
  • Divulgação da concordância e adesão aos propósitos do evento através do Twitter;
  • Através do Instagram;
  • Check-in no evento através do Foursquare;
  • Divulgação da concordância e adesão através das redes sociais Facebook e Google+;
  • Outras desenvolvidas espontaneamente que sejam pertinentes aos princípios e motivações do evento.

Endereços eletrônicos

Considerações finais – Concebido, proposto e coordenado pela Campanha ‘Vou de Bike’, bem aceito pelas comunidades estabelecidas nas Redes Sociais, o evento vem tomando corpo com a adesão informal de entidades governamentais, civis, grupos de ciclistas, ativistas e apoiadores de todos os níveis.

Estimular a união e mobilização nacional em torno de interesses comuns é tarefa dificílima. Motiva-nos o desafio diante da importância da proposta e da possibilidade de consolidação de novos paradigmas para a reivindicação dos Direitos Civis da população.

A Hora Nacional da Bicicleta 2013 é o primeiro de muitos.

Que balize os demais.

Fonte: Revista Bicicleta

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