Em sintonia com os movimentos mundiais para a melhoria da qualidade de vida, economia de recursos naturais, racionalização dos conglomerados urbanos e do consumo energético entre outros, nossa sociedade clama por necessidades preteridas pelas Administrações Públicas.
A Hora Nacional da Bicicleta 2013, a realizar-se descentralizada mente no dia 1º de Maio de 2.013, das 10:00 às 11:00 horas, horário de Brasília, tem o propósito de unir em âmbito nacional as vozes que reivindicam atenção das autoridades para as necessidades comuns à maioria dos municípios e para o desenvolvimento de macro estratégias setoriais.
Os idealizadores objetivam perpetuar a data e o modelo de manifestação, unificando os interessados e promovendo a divulgação uníssona das reflexões desenvolvidas e chamamentos incisivos às responsabilidades governamentais.
De caráter reivindicatório, mas alicerçado nos princípios elementares do bom senso e cordial relacionamento entre pessoas e entidades, o evento procura a sensibilização através da seriedade temática, da organização e coordenação de esforços e, principalmente, da comemoração festiva da Cidadania, via participação popular na ocupação das ruas.
Temática – Observados os debates, opiniões e reivindicações mais expressivas registrados nas redes sociais, da mesma forma que consideradas as tônicas das conversas entre usuários, ativistas e representantes de diversas entidades públicas e privadas ligadas à mobilidade humana e principalmente ao ciclismo, destacaram-se os tópicos a seguir.
Planejamento e infraestrutura
- Planejamento de mobilidade humana intermodal inexistente, precário ou não implementado;
- Infraestrutura viária para mobilidade ciclística inexistente, precária ou inexistente;
- Priorização da mobilidade sustentável principalmente nos perímetros urbanos críticos;
- Adequação da sinalização viária;
- Implementação de grupos municipais de estudo e ações;
Trânsito
- Insegurança durante deslocamentos no trânsito;
- Permissividade e impunidade ao desrespeito às leis e regras de trânsito;
- Abrandamento e relaxamento das punições;
- Educação e recompensa aos usuários da estrutura viária;
Política Fiscal
- Isenção e redução de impostos incidentes sobre bicicletas, componentes e acessórios;
- Incentivos fiscais à produção nacional de bicicletas, componentes e acessórios;
- Redução de impostos para fomentadores de atividades educacionais e práticas associadas
- Diretamente ao ciclismo;
Política Estrutural
- Estabelecimento de Comitê Nacional para Estudo e Instrumentalização da Mobilidade Humana Sustentável;
- Fomento ao estabelecimento de subcomitês estaduais e municipais;
- Criação de plano nacional baseado em modelo resultante da soma de exemplos bem sucedidos;
- Reformatação legislativa baseada na operacionalidade do modelo;
Política Educacional
- Introdução de temáticas sobre sócio educação, cidadania e mobilidade sustentável na grade curricular elementar e secundária;
- Introdução de temáticas sobre o conceito ‘cidade para pessoas’ na grade curricular do ensino secundário;
- Incentivo ao estudo e pesquisa universitários voltados a racionalização e otimização da ocupação dos espaços urbanos;
- Introdução da prática regular de ciclismo e atividades afins na disciplina de educação física.
Amplos, estes tópicos serão referidos na primeira soma nacional de interesses a serem manifestados na Hora Nacional da Bicicleta 2013.
Ficará a sugestão para a anexação de outros mais, assim como para o desenvolvimento pontual de cada um.
Participação facilitada – Para descomplicação da adesão, os idealizadores propõem algumas maneiras de participação, todas considerando a localização descentralizada e flexibilidade para integração natural a outros eventos previamente agendados no mesmo local e horário.
Encontros Presenciais
- Em praça pública para reflexões e debates, com redação tópica das conclusões;
- Para pedaladas simbolizando a união e espírito de corpo da manifestação em apoio ao evento;
- Reunião para reflexões, debates e elaboração de documento conclusivo e reivindicatório;
- Palestras e apresentação sobre temas pertinentes, com recolhimento de assinaturas de adesão ao evento;
- Outras desenvolvidas localmente que tenham a pertinência, ordem, respeito e educação como disciplinadores;
Encontros Não Presenciais
- Através de conferência por meios digitais via web;
Manifestações Digitais
- Assinatura do formulário de concordância e adesão aos propósitos do evento, no site dos idealizadores;
- Divulgação da concordância e adesão aos propósitos do evento através do Twitter;
- Através do Instagram;
- Check-in no evento através do Foursquare;
- Divulgação da concordância e adesão através das redes sociais Facebook e Google+;
- Outras desenvolvidas espontaneamente que sejam pertinentes aos princípios e motivações do evento.
Endereços eletrônicos
- Site: http://goo.gl/rRswU
- Facebook: http://www.facebook.com/events/630385930310478/
- Twitter: hashtag #HoraBikeBr
- Instagram: hashtag #HoraBikeBr
- FourSquare: checkin HoraBikeBr
- Idealização: http://www.facebook.com/voudebike e http://www.dbike.org
Considerações finais – Concebido, proposto e coordenado pela Campanha ‘Vou de Bike’, bem aceito pelas comunidades estabelecidas nas Redes Sociais, o evento vem tomando corpo com a adesão informal de entidades governamentais, civis, grupos de ciclistas, ativistas e apoiadores de todos os níveis.
Estimular a união e mobilização nacional em torno de interesses comuns é tarefa dificílima. Motiva-nos o desafio diante da importância da proposta e da possibilidade de consolidação de novos paradigmas para a reivindicação dos Direitos Civis da população.
A Hora Nacional da Bicicleta 2013 é o primeiro de muitos.
Que balize os demais.
Fonte: Revista Bicicleta