Produto que substitui a manopla convencional possui luzes LED dianteiras para iluminar o caminho do ciclista, além de pisca para avisar sobre os seus movimentos
A vida do ciclista nas cidades grandes é bem complicada. Quem está de bike precisa disputar espaço com veículos que pesam até uma tonelada, enquanto a magrela pesa, no máximo, 20 kg. Assim, quem sempre acaba levando a pior é o ciclista, principalmente devido ao relativamente baixo número de ciclovias existentes no Brasil. No meio dessa disputa, o ciclista sinaliza seus movimentos com gestos para evitar acidentes. Antes de virar para algum lado, ele estica o braço para a mesma direção ou então sinaliza com a mão aberta para o automóvel diminuir sua velocidade. No entanto, esses sinais muitas vezes não são percebidos pelos condutores de veículos motorizados.
Com o intuito de diminuir esses acidentes e melhorar a visibilidade das bikes no trânsito, a empresa Quirky lançou um acessório interessante. Ele se chama “Quirky’s Indicator”. O kit contém um par de grips de borracha (acessórios que revestem o guidão) para colocar na bicicleta. Eles possuem luzes dianteiras e piscas em design compacto. Ambas as luzes são de LED e controladas pelo toque de um botão. Basta pressioná-lo rapidamente para ativar os piscas amarelos ou então segurar o mesmo por três segundos para acender as luzes dianteiras brancas. Cada uma das luzes se localiza em um canto do guidão e são necessárias tampas de alumínio anodizado para segurar as pilhas recarregáveis tipo AA, que fazem com que as lâmpadas LED acendam.
Também existe uma chave especial que evita roubos. Tudo isso faz com que o produto seja uma importante peça para o seu arsenal de segurança nos próximos anos.
Maior interação carro-bicicleta – O kit surge para permitir que ciclistas possam se comunicar com os motoristas de um modo seguro e familiar, por meio de sinais de iluminação, segundo o fabricante. É um processo de adaptação das bicicletas, pois elas passam a ter luzes parecidas com pisca alerta, farol, lanterna, luz de seta, de breque, entre outros sinais comuns em automóveis. A diferença é que, na bike, não são necessárias tantas luzes como em carros. Basta ter uma que sinalize a sua presença, uma de freio e uma que indique o lado para o qual o ciclista deseja fazer a curva.
De acordo com o fabricante, será possível andar com maior frequência durante à noite porque as luzes dianteiras brancas cumprirão a função de iluminar o caminho de quem está pedalando. E a estrada vai se tornar acessível para um maior número de pessoas.
Para saber como adquirir e ter mais informações sobre o produto, confira o site do Quirky (em inglês).
Fonte: eCycle