Se alguém tivesse dito que uma bicicleta seria capaz de atingir uma velocidade de 263 quilômetros por hora, sem dúvida, teríamos pensado que a pessoa não está bem da cabeça. Mas como muitas vezes acontece, às vezes a verdade é mais estranha que a ficção, e de uma ex-base militar localizada na França, vem um novo recorde mundial de velocidade incrível em uma bicicleta. O ciclista foi François Gissy, temerário protagonista de tal busca, atingiu uma velocidade de 263 Km/h em uma bicicleta, auxiliado por um sistema especial de peróxido de hidrogênio.
Os mais puristas diriam que um recorde de velocidade da bicicleta só pode ser válido quando propulsão é obtida exclusivamente por pedais. A verdade é que há muitos registros de velocidade em pedais, todos muito válidos e igualmente impressionantes:
- Pedalando: Homens e mulheres que tenham rolado apenas com a ajuda de suas pernas sobre terreno plano. Eles alcançaram 133 kmh e 121 km/h, velocidades respectivas para as categorias masculina e feminina deste registro incrível.
- Em downhill: Ciclistas ladeira abaixo rolando a toda velocidade para alcançar velocidades de mais de 160 Km/h.
Mas sem dúvida, apesar de ser auxiliado por um sistema de propulsão artificial na bicicleta, o número não negligenciável de 263 Km/h ainda é uma velocidade realmente impressionante (mesmo para qualquer veículo de duas rodas!). Para se ter uma ideia do tamanho e do risco desse registro, nada melhor do que ver o vídeo com nossos próprios olhos: