Rio de Janeiro é a única representante do Brasil
Há diversas cidades em que os ciclistas sentem-se a vontade para pedalar. Porém, outras podem ser considerada o paraíso para as bicicletas. De acordo com a Copenhagenize Index 2013, a lista anual que contempla as 20 cidades mais amigáveis para os ciclistas, Amsterdã (Holanda), Copenhague (Dinamarca) e Ultrech (Holanda) foram consideradas as primeiras a oferecerem mais segurança e melhor conforto para quem pedala.
Aproximadamente 150 cidades foram avaliadas em 13 parâmetros, que incluíam ciclovias, cultura, política de tráfego, entre outros. Além disto, a lista procura saber qual a ênfase do uso da bicicleta como transporte dentro do planejamento urbano.
O Rio de Janeiro é única representante brasileira. Em relação ao ranking anterior, de 2011, a “Cidade Maravilhosa” pulou da 18ª para a 12ª posição, fato muito destacado pelo site. A organização destaca ainda os avanços da cidade em vista à Copa do Mundo e Olimpíada, colocando como fundamental o planejamento cicloviário neste momento de crescimento.
Agora, estas cidades e outras ao redor do mundo, passam a aderir o desafio para se modernizar com a implementação de uma boa infraestrutura para abranger a bicicleta, fazendo com que seu uso aumente gradativamente.
Confira a lista
- Amsterdã (Holanda)
- Copenhague (Dinamarca)
- Utrecht (Holanda)
- Sevilla (Espanha)
- Bordeaux (França)
- Nantes (França)
- Antuérpia (Bélgica)
- Eindhoven (Holanda)
- Malmo (Suécia)
- Berlim (Alemanha)
- Dublin (Irlanda)
- Tóquio (Japão)
- Munique (Alemanha)
- Montreal (Canadá)
- Nagoya (Japão)
- Rio de Janeiro (Brasil)
- Barcelona (Espanha)
- Budapeste (Hungria)
- Paris (França)
- Hamburgo (Alemanha)
Fonte: Prólogo