24 de novembro de 2024

Como funciona o sistema de amortecimento eletrônico ei:Shock?

O sistema de controle eletrônico já encontra-se disponível em alguns modelos de bicicleta da Lapierre

img_4010Um dos destaques nas notícias no ano passado foi o surgimento do sistema de amortecimento eletrônico ei:Shock, disponível em bicicletas do fabricante frances Lapierre. Para o ano de 2014, o sistema será opção em vários modelos full suspension da marca.

Mas em que se consiste este sistema? Basicamente, o ei:Shock é composto por uma tela de controle, uma bateria e três sensores:

1 sensor de movimento;
1 acelerômetro
1 sensor de pedaladas

Os sensores dianteiros analisam permanentemente a natureza do terreno e seus impactos, transmitindo a informação ao amortecedor em apenas 0,1 segundos. Esta informação se complementa com as que chegam do acelerômetro e do sensor do pedivela, permitindo o ajuste automático da suspensão e otimizando seu rendimento de acordo com as condições do terreno e velocidade da bicicleta. Baseado nestas informações, o amortecedor possui 4 modos de operação:

1. Pedalada + sem impacto= amortecedor travado
2. Pedalada + pequeno impacto= Médio (plataforma estável)
3. Pedalada + grande impacto= Amortecedor aberto
4. Sem pedalar = Amortecedor aberto

Confira o Vídeo:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização