Com a intuição de que qualquer bicicleta pode gerar energia, o professor e engenheiro paulistano José Carlos Armelin resolveu criar um dispositivo para fundamentar sua teoria. Apelidado de Rolo de Treino, o sistema é instalado em qualquer bicicleta e é capaz de produzir eletricidade para manter equipamentos em funcionamento.
A voltagem do dispositivo criado pelo professor pode ser transformada em 150 watts (após uma hora de pedalada) , em uma velocidade de 20km/h. A energia pode ser utilizada no mesmo instante ou armazenada em bateria para abastecer e energizar eletrônicos em geral.
Como a quantidade de eletricidade produzida depende do esforço físico de quem pedala a bicicleta, pessoas sedentárias gerariam apenas 50 watts.
Armelin é o mesmo criador da tecnologia sustentável, criada há cinco anos, utilizada por uma banda de rock paulista, a CO2 Zero, que faz shows e apresentações com a energia gerada através das pedaladas.
O dispositivo está em fase de comercialização, e pode ser adquirido por R$ 1,8 mil através do site Pedal Sustentável. Vale lembrar de que o gerador é compatível com rodas Speed 700 e MTB 26″, 27″ e 28″.
Fonte: Ativo