A linha 2014 da marca francesa Lapierre está chegando ao mercado repleta de novidades, como a nova Zesty TR 929, uma bicicleta all mountain de 29 polegadas, com quadro em fibra de carbono e curso de suspensão de 120mm. A exemplo de outros modelos da marca, ela vem equipada com o novo sistema de amortecimento eletrônico da Rock Shox, o e:iShock e com a tecnologia de suspensão OST+.
e:i Shock – Este sistema de amortecimento foi, sem dúvida, a revolução do ano no universo do mountain bike. Aclamado pela imprensa e por seus felizes usuários, o e:iShock é o primeiro sistema de suspensão inteligente do mercado. O sistema é composto por um painel de controle de LCD, uma bateria externa e três sensores; um sensor de movimento, um acelerômetro e um terceiro sensor, localizado no pedivela da bicicleta.
O amortecedor trabalha basicamente em 4 modos de operação:
- Pedalando + sem impactos na pista = Amortecedor travado
- Pedalando + pequeno impacto = Amortecedor em modo “plataforma” (meio curso)
- Pedalando + grande impacto= Amortecedor aberto
- Bicicleta parada = Amortecedor aberto
Esta inovação tecnológica sem igual fornece à bicicleta de mountain bike um verdadeiro ‘cérebro’ que analisa o terreno e adapta-se instantaneamente às condições do mesmo.
OST+ – Criado pela Lapierre em 2008, a tecnologia OST (Tecnologia de Suspensão Otimizada, em inglês) é um dos primeiros desenhos de amortecimento inteligente criada para bicicletas de suspensão de longo curso (All Mountain, Enduro e Freeride). O sistema OST+ se baseia em um pivô virtual, que impede o movimento involuntário durante as pedaladas.