Para um futuro próximo onde a bicicleta será a solução da mobilidade urbana nas megacidades
Conceitos de bicicletas futuristas que podem se tornar solução em um futuro próximo não param de brotar das cabeças de designers em todo o mundo. Mas dessa vez, a companhia chinesa Gusto foi além e se inspirou numa orca para conceber um novo projeto. Trata-se da “Gusto Orcinus e-bike”, que é pensada para ambiente urbano, é elétrica, dobrável e inteligente.
A inspiração tem início nas cores (preta e branca), que são as mesmas de uma orca. Mas a mais curiosa relação tem a ver com comunicação. Entre essa espécie de animal, ruídos, como assobios, gritos, rosnados são essenciais para o entendimento entre os diversos membros. Com foco nessa habilidade da orcas, a Gusto colocou em todas as “Orcinus e-bike” um smartphone integrado que possui um aplicativo para conectar os usuários às redes sociais e aos diversos ambientes da cidade. Com isso, ele torna possível os ciclistas se localizarem e compartilharem todos os seus pontos de interesse.
Por ser dobrável, o modelo pode ser levado para o trabalho e também incomodará menos gente caso o usuário opte por levá-lo de metrô ou trem.
A bicicleta ainda possui luzes de sinalização no guidão, que são automaticamente ligadas quando a “Orcinus e-bike” está se movendo para a frente. Também ocorre a emissão de uma luz branca para melhorar a visão do próprio ciclista (uma espécie de farol). Além disso, há dois sensores de distância nas laterias da bicicleta. Quando um carro se aproxima muito deles, um feixe de luz é disparado para alertar o motorista do automóvel. A bateria da bike fica devidamente escondida dentro do quadro e é facilmente removível caso haja necessidade de recarga. O guidão é flexível e pode se mover por até 90 graus para ficar paralelo ao corpo.
Agora é esperar para ver se a ideia é viável em termos de custo-benefício a ponto de se tornar realidade.
Fonte: eCycle