Por trás dos rumores e uma ou outra imagem divulgada pela imprensa,o novo grupo SRAM X01 de 1×11 velocidades jé é uma realidade. O novo grupo herda todas as características do novo grupo topo de linha da SRAM, o XX1, que já possui uma grande aceitação no mundo das competições XC e Enduro, graças ao seu alto rendimento e baixíssimo peso. Para 2014, o SRAM X01 abre um novo segmento dentro deste tipo de transmissões para mountain bikes, a um preço ligeiramente mais acessível que o XX1 e um rendimento bastante similar.
O novo grupo SRAM X01 de 1×11 velocidades consiste de 1 única coroa combinada com um monstruoso cassette de 11 pinhões, com corrente e freehub específicos. O passador do câmbio traseiro (com as opções Trigger ou o giratório GripShift) também é exclusivo, assim como a coroa, desenhada com uma dentição muito mais alta do que a encontrada em outros grupos, para evitar a queda de corrente e melhorar a resistência a cruzamentos da mesma. Entre os componentes que dão forma a este novo grupo, encontramos:
Pedivela SRAM X01
Bielas fabricadas em fibra de carbono e aranha da coroa mecanizada em alumínio CNC. Coroa fabricada coa a tecnologia X-Sync, com dentes mais altos, para evitar queda de corrente e melhorar a resistência a cruzamentos da mesma. O peso declarado deste novo pedivela é de 645 gramas (sem o movimento central). Serão disponibilizadas opções de coroa com 30, 32, 34, 36 e 38 dentes.
Passador SRAM X01 Trigger
Com cobertura em alumínio (no grupo SRAM XX1 é feita de fibra de carbono), posição multiajustável e compatível com a tecnologia Matchmaker do fabricante, que permite utilizar um único ponto do guidão para a fixação simultânea do passador, da manete de freio e da trava da suspensão. O peso declarado é de 91 gramas.
Passador SRAM X01 GripShift
A outra opção de passador oferecida para este grupo possui cobertura em alumínio (no grupo SRAM XX1 é feita de fibra de carbono) e rolamentos esféricos. O peso declarado é de 143 gramas, com manopla incluída.
Câmbio traseiro SRAM X-Horizon X01
Com tecnologia X-Horizon, que reduz o movimento no eixo horizontal do câmbio e proporciona uma maior suavidade e precisão na transmissão. Corpo em fibra de carbono, polias de 12 dentes com rolamentos selados e tecnologia Cage Lock para facilitar a extração da roda. O peso declarado é de 220 gramas.
Cassette XG-1195 X-Dome
Tecnologia X-Dome, que permite uma sólida construção em uma única peça. Pinhões para 11 velocidades (10, 12, 14, 16, 18, 21, 24, 28, 32, 36 e 42 dentes). O peso declarado é de 275 gramas.
O novo grupo SRAM X01 de 1×11 velocidades utiliza, assim como o grupo SRAM XX1, o núcleo de roda XD Driver Body, disponível em rodas de fabricantes como a Mavic, DT Swiss, SRAM e outros, assim como a corrente PC-XX1, de construção e desenho especial X-Sync, adaptada aos dentes mais largos e estreitos da coroa deste grupo. O SRAM X01 estará disponível brevemente nas lojas e distribuidores da marca e serão disponibilizados em duas versões de acabamento diferentes, ambos tendo a cor preta como base: logotipos clássicos X0 em branco e vermelho ou na cor cinza.