23 de novembro de 2024

Converta suas rodas para tubeless com o kit Stan’s NoTubes

stans_1Um bom jogo de rodas tubeless oferece uma grande melhora na performance de sua bicicleta, entretanto, isto pode sair bastante caro, visto que um jogo de rodas tubeless não sai por menos de 1.500 reais no Brasil.

Existe entretanto uma alternativa bem mais barata para aqueles que querem se livrar de vez do eterno problema dos pneus furados. A marca Stan’s NoTubes oferece um kit de conversão que pode ser adquirido nas lojas de bicicletas por cerca de 200 reais. Ao converter suas rodas, todas as vantagens proporcionadas pelo uso de uma roda tubeless vem a tona. Trabalhar sem câmara de ar diminui resistência à rolagem e, embora o produto não torne seu pneu “a prova de furos”, irá vedá-los automaticamente antes que o pneus tenha perdas significativas de pressão do ar. além disso, uma roda tubeless permite que os pneus trabalhem com pressões de ar menor do que em pneus com câmara, que possibilita melhor tração nas trilhas e melhor conforto em estradas de chão, sem o risco dos furos causados pelas mordidas do aro na câmara de ar, as famosas ‘mordidas de cobra – snake bites’.

As principais lojas de Brasília já oferecem a venda e instalação do kit de conversão Stan’s NoTubes, mas isto também pode ser feito em casa, desde que você possua um mínimo de ferramentas:

  1. Kit de conversão Stan’s NoTubes
  2. Álcool isopropílico
  3. Um pano limpo
  4. Spray com uma mistura de água e detergente
  5. Chave de fenda tamanho grande
  6. Extrator de pneus (tire levers)
  7. Compressor de ar ou bomba de piso
  8. Óculos de segurança

Siga o passo-a-passo abaixo e você não irá fazer muita bagunça:

Remova completamente o pneu, a câmara de ar e a fita de proteção do aro. Limpe completamente o aro e aplique uma generosa dose de álcool isopropílico para remover qualquer resíduo de óleo ou gordura.

Assegure que o álcool evaporou completamente da superfície do aro antes de realizar este passo. Utilize a fita protetora de aro do kit para proteger a parte interna do aro. Comece pela região adjacente ao futo por onde passa a válvula de ar e iniciea instalação da fita ao redor do aro. Se voccê não possui estande de reparo de rodas, colocar a roda na bicicleta pode facilitar a operação.

Assegure que o álcool evaporou completamente da superfície do aro antes de realizar este passo. Utilize a fita protetora de aro do kit para proteger a parte interna do aro. Comece pela região adjacente ao furo por onde passa a válvula de ar e inicie a instalação da fita ao redor do aro. Se você não possui estande de reparo de rodas, colocar a roda na bicicleta pode facilitar a operação.

O próximo passo deverá ser realizado fora do estande de rodas ou da bike. Encaixe a válvula do kit no orifício do aro e aperte a rosca (aperte com os dedos, não utilie nenhum tipo de ferramenta).

O próximo passo deverá ser realizado fora do estande de rodas ou da bike. Encaixe a válvula do kit no orifício do aro e aperte a rosca (aperte com os dedos, não utilize nenhum tipo de ferramenta).

Estique a fita de borracha do kit ao longo da parte interna do aro. Certifique-se que a fita está bem centralizada na parede do aro.

Estique a fita de borracha do kit ao longo da parte interna do aro. Certifique-se que a fita está bem centralizada na parede do aro.

Utilize uma chave de fenda grande para ajustar corretamente a fita de borracha. A mesma não poderá estar cobrindo o chanfro nas paredes laterais do aro. Se isto acontecer, no momento de encher o pneu o mesmo poderá 'explodir' para fora do aro, podendo causar ferimentos, além de cobri a sua casa com o selante para pneus.

Utilize uma chave de fenda larga para ajustar corretamente a fita de borracha. A mesma não poderá estar cobrindo o chanfro nas paredes laterais do aro. Se isto acontecer, no momento de encher o pneu o mesmo poderá ‘explodir’ para fora do aro, podendo causar ferimentos, além de cobri a sua casa com o selante para pneus.

A próxima etapa é instalar os pneus. Instale um lado de cada vez. Dê preferência por instalar pneus tubeless ou tubeless ready, que já possuem por si só maior resistência a furos

A próxima etapa é instalar os pneus. Instale um lado de cada vez. Dê preferência por instalar pneus tubeless ou tubeless ready, que possuem maior resistência a furos que os pneus convencionais.

Após a completa instalação de um dos lados do pneu, inicie a instalação do outro lado do pneu, iniciando a instalação pelo lado oposto ao da válvula de ar. com ambas as mãos use seus dedos para ir encaixando o pneu em direção à válvula de ar. Deixe aproximadamente 20cm do pneu pra fora da roda, pois é por aí que o selante será colocado.

Após a completa instalação de um dos lados do pneu, inicie a instalação do outro lado do pneu, iniciando a instalação pelo lado oposto ao da válvula de ar. com ambas as mãos use seus dedos para ir encaixando o pneu em direção à válvula de ar. Deixe aproximadamente 20cm do pneu pra fora da roda, pois é por aí que o selante será colocado

Agite vigorosamente o frasco com o selante e coloque-o no copo-medida. Stan’s recomenda que durante o processo o frasco esteja completamente na posição vertical.

Coloque o selante dentro do pneu e instale o restante do pneu. Utilize os tire levers caso o pneu esteja muito apertado para ser instalado com as mãos.

Coloque o selante dentro do pneu e instale o restante do pneu. Utilize os tire levers caso o pneu esteja muito apertado para ser instalado com as mãos.

Com o pneu totalmente instalado, borrife com o spary uma generosa quantidade de água misturada com detergente comum (de cozinha mesmo!) na área entre o pneu e o aro da roda. Isto irá facilitar o processo de assentamento do pneu no aro durante o enchimento com ar, fazendo com que o pneu 'escorregue' melhor.

Com o pneu totalmente instalado, borrife com o spray uma generosa quantidade de água misturada com detergente comum (de cozinha mesmo!) na área entre o pneu e o aro da roda. Isto irá facilitar o processo de assentamento do pneu no aro durante o enchimento com ar, fazendo com que o pneu ‘escorregue’ melhor.

Utilizando um compressor de ar (uma bomba de piso pode ser utilizada, mas dará mais trabalho), infle o pneu até que as bordas do mesmo colem nas paredes laterais do aro. (um estalo será ouvido durante o processo). Durante o proceso, monitore a pressão cuidadosamente, para evitar que o pneu estoure para fora da roda (óculos de segurança são recomendados para esta etapa).

Assegure que o pneu está corretamente instalado na roda. Simultaneamente, rotacione e sacuda a roda por alguns minutos, para espalhar o selante por todo o interior do pneu e do aro e, consequentemente, vedar qualquer furo ou imperfeição na carcaça do pneu.

Assegure que o pneu está corretamente instalado na roda. Simultaneamente, rotacione e sacuda a roda por alguns minutos, para espalhar o selante por todo o interior do pneu e do aro e, consequentemente, vedar qualquer furo ou imperfeição na carcaça do pneu.

Deite a roda e rotacione-a, permitindo que o selante cubra as paredes laterais do pneu. alterne os lados e repita a operação por aproximadamente 5 minutos. Calibre os pneus se necessário. repita a operação com a outra roda.

Deite a roda e rotacione-a, permitindo que o selante cubra as paredes laterais do pneu. alterne os lados e repita a operação por aproximadamente 5 minutos. Calibre os pneus se necessário. Repita a operação com a outra roda.

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