Trata-se de um modelo voltado para a prática de cross country/ maratona, que utiliza um revolucionário quadro assimétrico em fibra de carbono 65HM3K, utilizado pela primeira vez no modelo Dogma Xc, além da tecnologia denominada Pinafit, utilizada no triângulo principal do quadro, com una medida triangular perfeita, o que permite uma rigidez lateral sem igual e uma sensação de condução e dirigibilidades similar a uma bicicleta de estrada.
O triângulo principal, moldado em fibra de carbono possui assimetria em seu formato dos tubos, que são mais quadrados no lado esquerdo e mais arredondados na direita, vem equipado com o sistema Forkstopper, uma peça de cor vermelha situada entre o tubo inferior e a caixa de direção. Este acessório evita que, em caso de queda, a parte superior do garfo dianteiro danifique o quadro, algo bastante comum em bicicletas aro 29″.
Outra particularidade herdada de sua irmã mais velha é o sistema de blocagem do canote do selim, denominado XPower, que reduz em 50% a tensão exercida sobre o ponto de aperto, graças ao seu sistema de fixação por 4 parafusos.
Assimetria – A Pinarello criou para este modelo um sistema de suspensão com uma combinação única de tecnologias, com um amortecedor traseiro fixado sobre um suporte monolink fabricado em CNC, fixado assimetricamente na bicicleta pelo lado esquerdo da mesma através de oito parafusos de titânio.
Seu triângulo traseiro feito inteiramente em fibra de carbono, utiliza cinco pontos de rotação e o sistema Onda Curve Asymmetric, que aproveita a própia flexão dos stays para a absorção das irregularidades do terreno, uma tecnologia utilizada por outras marcas e derivada dos sitemas de amortecimento utilizados por carros da Formula 1, deixando a bicicleta mais rígida, reativa e ativa.
Tecnologia empregada:
Blocagem XPower – A trava do canote da Dogma XM 9.9, denominado XPower, assegura maior área de contato com o canote do selim, ao mesmo tempo que diminui o estresse na região em até 50%.
Quatro parafusos de titânio são os responsáveis por manter o canote fixo no quadro como se fossem uma única peça.
Monolink Assimétrico – O amortecedor traseiro da Dogma XM é montado sobre um único link de formato assimétrico.
Leve porém resistente, construído em uma única peça de alumínio CNC, é o coração do sistema de amortecimento patenteado Onda Curve Asymmetric
RAD System – A pinça do freio a disco traseiro da Pinarello Dogma XM 9.9 é montada na parte interna do stay esquerdo da balança, o que permite uma frenagem mais constante e segura, sem afetar a estabilidade da bicicleta, mantendo o controle a bicicleta mesmo em condições em que o amortecedor traseiro esteja sendo severamente acionado.
ICR (Internal Cable Routing) – Todo o cabeamento da Pinarello Dogma XM 9.9, incluindo os cabos hidráulicos dos freios, passa internamente pelo quadro.
Também é previsto espaço para o cabeamento interno do controle remoto de um canote de selim retrátil (não fornecido)
Câmbio dianteiro flutuante – O câmbio dianteiro da Dogma XM não fica preso ao tubo do selim como em outras bicicletas. Ele fica fixado na balança traseira do quadro, seguindo os movimentos do mesmo. Isto permite, segundo o fabricante, uma troca de marchas perfeita, mesmo em condições extremas de pilotagem e evitando as quedas de corrente e mudanças de marcha indesejadas.
IGUS bushings – Ao construir a Dogma XM 9.9, a Pinarello optou por substituir os caros e pesados rolamentos utilizados em sistemas de amortecimento por outras marcas, por buchas auto-lubrificantes fabricadas em um composto de fibra sólida denominadas IGUS que, segundo o fabricante, são mais duráveis, leves e de fácil manutenção em relação aos rolamentos selados convencionais.
Blocagens de roda Through axle – A Dogma XM vem equipada com blocagens do tipo thru axle nas medidas 142/12 que garantem maior rigidez ao conjunto, maior segurança e melhor dirigibilidade.
Ainda não temos informações sobre a data de lançamento oficial, nem com quais os componentes que serão utilizados. Aparentemente, de acordo com as fotos de divulgação, a bicicleta será equipada com o grupo Shimano XTR e rodas DT Swiss.
Confira o vídeo:
Geometria:
A1 | B1 | S | E1 | L | H | aº | bº | TRV | Trail | Stem | Lever | |
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S | 420 | 578 | 92 | 444 | 1097 | 321 | 73.00 | 69.75 | 90 | 89.8 | 80 | 170 |
M | 450 | 597 | 92 | 444 | 1116 | 321 | 73.00 | 69.75 | 90 | 89.8 | 90 | 175 |
L | 490 | 616 | 98 | 444 | 1130 | 321 | 73.00 | 70.25 | 90 | 84.6 | 100 | 175 |
XL | 530 | 629 | 116 | 444 | 1141 | 321 | 73.00 | 70.50 | 90 | 82.9 | 100 | 175 |