A linha Epic da specialized tem em suas costas uma longa trajetória como uma bicicleta vencedora de competições em todo o mundo. Para 2014, a Specialized continua evoluindo a linha e nos oferece duas versões bem diferenciadas. De um lado, a versão Epic propriamente dita; uma bicicleta full suspension com 100mm de curso de amortecimento que é um sonho para qualquer adepto das longas trilhas de mountain bike. Por outro lado, a versão Epic World Cup; uma autêntica máquina de competição, com 95mm de curso de amortecimento e um rendimento apto para campeões.
Sob a sempre respeitada denominação Specialized S-Works, a marca segue mantendo sua busca por desenhar bicicletas mais leves, rápidas e resistentes do que nunca. As novas Epic 2014 chegam com um renovado quadro S-Works FACT IS 11M de carbono que apresenta muitas das novidades que poderemos ver também nos restantes modelos da linha. O novo quadro inclui um novo pivô concêntrico para o amortecedor traseiro que melhora o movimento do mesmo e oferece uma maior transferência de potência, guia interno de cabos e a nova compatibilidade com o Sistema SWAT (uma solução completa para se levar ferramentas, bomba de ar e garrafas de água integrados ao quadro) de Specialized.
Os novo modelos Epic S-Works são equipados com o novo pedivela S-Works Carbon, com o movimento central também em carbono, com a aranha (peça onde vão aparafusadas as coroas) integrada do mesmo material. O pedivela da Epic de 2014 é compatível com transmissões de uma ou duas coroas, com exceção da versão World Cup, que será compatível apenas com transmissões de 1x velocidades.
Em relação ao sistema Brain de Specialized, este sempre foi um grande protagonista na linha Epic. Para 2014, o sistema se atualiza e melhora sua demostrada eficácia, com uma redução de 25 gramas em seu peso em relação aos modelos anteriores, e oferece 5 níveis de ajustes Brain Fade.
FSR S-Works
No topo da gama dos modelos Epic está a versão S-Works. Montada com quadro de carbono S-Works FACT IS 11M, inclui o sistema completo SWAT, para disfrutar de quilômetros e quilômetros de trilhas sem nos preocuparmos com ferramentas, bombas e outros acessórios. O sistema de suspensão é composto pelo sistema Mini-Brain, com AutoSAG de Specialized/Fox para os amortiguadores traseiros (com cobertura Kashima na canela do amortecedor), além do exclusivo amortecedor dianteiro Rock Shox SID World Cup com válvula Brain Inertial, com 100 mm de curso e blocagens de roda QR15. Ela vem equipada com transmissão Shimano XTR de 10 velocidades, pedivela S-Works Carbon com coroas 38/24 e freios hidráulicos Shimano XTR. Estará disponível em 4 tamanhos (S, M, L e XL) a partir de agosto nas lojas e distribuidores autorizados da marca nos Estados Unidos e Europa.
FSR WC S-Works
Também fazendo parte do topo da linha da série temos a versão World Cup, especialmente destinada a competição XC mais pura. As diferencias mais significativas em relação a versão ‘normal’ são: 95 mm de curso do amortecedor, quadro compatível apenas a transmissões de 1x velocidades e una geometria mais agressiva, com tubo superior mais largo.
A Specialized Epic FSR World Cup S-Works também será compatível com o sistema SWAT da marca, apesar de neste caso ser vendido como opcional e não como acessório de série. Sua transmissão é a SRAM XX1 de 1×11 velocidades, pedivela S-Works Carbon e freios hidráulicos Magura MT8 Carbon. Estará disponível em 4 tamanhos (S, M, L e XL).