O modelo ATAC XC 8 Carbon foi desenhado pela pelo fabricante francês Time para transmitir a máxima transferência de energia possível da perna do cilcista ao pedal. Este modelo é o segundo no topo de linha da Time (o modelo acima, 12 Titan, possui eixo em titânio ao invés de aço).
É fabricado com o corpo em fibra de carbono, eixos de aço e sistema de tensão automático das molas patenteado (Auto Tension Adjustment Concept – ATAC), cujos arcos de retenção dos taquinhos projetados para fornecer uma flutuação (capacidade de mover lateralmente os pés sem desclipar) de 5 graus em ambos os lados. Pesa 284 g (o par), bastante leve, embora distante dos 174g do Crank Brothers Egg Beather 11.
Para o teste foi utilizada a sapatilha Sidi Spider que, diga-se de passagem, se adaptou perfeitamente aos pedais. Os mesmo foram montados em diferentes conjuntos de pedivela, porém, para a maior parte do tempo, foram utilizados pedivela SRAM XX1.
Cada modelo de pedal de encaixe requer uma diferente técnica para clipar e desclipar. Não estamos falando aqui de força, mas sim do movimento necessário para a acoplagem. O XC 8 necessita de um movimento de empurrar o pé para frente e em seguida baixá-lo em direção ao pedal. Quando isto ocorre, um ‘clique’ bastante audível fará com que você saiba estar corretamente clipado.
O XC 8 oferece uma substancial plataforma de apoio. Mesmo que você não esteja clipado no momento, ele fornecerá uma boa base de apoio para os seus pés ao pedalar. Isto é particularmente útil naqueles trechos técnicos da trilha que você precisa dar uma desclipada em uma das pernas.
Uma vez engatado, a plataforma do pedal fornece uma união estável com o solado da sapatilha, sem o menor sinal de torções indesejáveis. Ao contrário de alguns pedais clipless que não possuem flutuação angular, o XC 8 permite que o ciclista mova os pés em um ângulo de 5 graus para a direita ou para a esquerda, bastante útil em pedaladas de longa duração e para quem sofre com dores nos joelhos. Isto entretanto, poderá resultar em alguns tombos para aqueles que estão acostumados com os pedais do tipo “mexeu o pé, desclipou”. No caso do XC 8, para desclipar, o ciclista deverá girar mais o pé do que em outros modelos de pedal.
Embora uma vez acostumados, o sistema seja de fácil utilização, não se trata de um pedal indicado para ciclistas de primeira viagem que nunca utilizaram pedais de encaixe antes. Ciclistas mais experientes por outro lado adorarão o XC 8 por sua leveza, ampla plataforma e sistema de retenção seguro.