22 de novembro de 2024

A aposta do mercado nas rodas 650b (27,5 polegadas)

650B-wheel-size-comparison-with-tires03A oferta do formato de rodas 650B (27,5 polegadas) vem crescendo exponencialmente no mercado das bicicletas moutain bike. Fabricantes como a Scott, Jamis e Ibis estão substituindo gradativamente seus modelos aro 26 por modelos equipados com rodas 29 e 27,5, enquanto que a Giant anuncia nada menos que 28 modelos de sua marca com rodas 27,5, deixando apenas dois modelos com rodas 26.

Conheça as vantagens e desvantagens dos diferentes formatos e saiba porque sua atual mountain bike aro 26 pode estar em vias de extinção.

Peso

Se compararmos o peso de bicicletas com diferentes medidas de roda, porém com o mesmo equipamento, comprovaremos que a diferença é substancial. Como é de se esperar, as rodas de 26″ são mais leves. Um pouco mais em relação às 27,5″ e muito mais que as 29er, que pode vir a pesar até 900 gramas a mais, se comparada a uma 27,5″. Cada grama que eliminamos na bicicleta nos ajuda a ir mais rápido.

O peso médio de una roda de 27,5″ (incluindo pneu e câmara de ar) é apenas 5% mais pesado que um modelo 26″ com os mesmos componentes. Porém, esse peso é 12% maior em uma roda 29er. Além disso, o aumento do diâmetro da roda faz crescer o peso da mesma exponencialmente no caso da 29er, para que se consiga manter uma boa rigidez. Com isto, perde-se aceleração e capacidade de ascensão.

grafico1
Comparativo: Peso estático roda/pneu (quanto maior o fator, pior)

Eficiência

Um maior diâmetro da roda reduz o ângulo de ataque frente aos obstáculos. Isto é uma vantagem. Uma roda 29er passa sobre um obstáculo de 6 centímetros de maneira 14% mais eficiente que uma 26″. Em comparação com a roda 27,5″, esta rende 9,8% melhor que una 26″ sobre o mesmo obstáculo.

Outra forma de analisar o ângulo de ataque é o grau de impacto. novamente, as 29er se saem melhor, porém com uma diferença muito pequena em relação às 27,5″ (somente 2º, em relação aos 6º da 26″).

grafico2
Ângulo de ataque (menor ângulo, melhor)

O benefício mais importante das rodas 27,5″ em relação às 29er é a aceleração. É a sensação de facilidade na hora de aumentar a velocidade quando pedalamos. Isto não é afetado apenas pelo peso estático a ser movido, mas sim pela distribuição do peso na roda. Quanto mais distante o peso está em relação ao centro da roda, mais difícil será a aceleração. Desta forma, uma roda 29er que pese o mesmo e tenha una construção similar a de uma 26″ acelerará muito menos, apesar do peso similar. A chave para a melhora da aceleração está em deixar mais leve os componentes que ocupam as extremidades da roda (aros, nipples, pneus, câmara de ar). Como se vê no próximo gráfico, a 27,5″ é apenas 1,5% mais lenta que uma 26″ na aceleração, enquanto em uma 29er pode ser mais lenta em até 3,6%, comparando-a com uma roda 26″.

grafico3
Raio de aceleração (maior índice, pior)

Controle

Quanto maior o diâmetro de uma roda, maior a superfície de contato com o solo. E quanto maior a superfície de contato, melhor a tração, o que ajuda a melhorar a aceleração, freiada e passagens por curvas. Como se pode ver no próximo gráfico, a 27,5″ tem uma superfície de contato muito similar a das 29er.

grafico4
Contato com o solo (maior contato, melhor)

Rigidez

A rigidez do quadro é outro ponto chave diretamente relacionado ao diâmetro da roda. Para abrigar rodas maiores, o quadro deverá ser maior. Um quadro de tamanho médio de 29er com uma construção e geometria similar a um de 26″ ou 27,5″ és menos rígido na área do movimento central e da caixa de direção. Isto é prejudicial na la hora de pedalar e retomada de curvas.

grafico5
Comparativo sobre a flexão do quadro nas áreas do movimento central e caixa de direção (Quanto mais, pior)

Para finalizar, a geometria também fica condicionada, já que é mais difícil compensar o grande tamanho de uma roda 29er, especialmente nos quadros de tamanho pequeno. A medida que o tamanho do quadro se reduz, a a caixa de direção fica irremediavelmente mais alta em relação ao selim. Em bicicletas com aros 27,5″ e 26″ este problema é muito menor.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização