Sistema utiliza os dados da própria polícia para monitorar as áreas de risco. Só no mês de maio, 7.800 bicicletas foram roubadas na Inglaterra e no País de Gales
A Inglaterra e País de Gales já possuem um sistema na web que utiliza os dados da polícia para registrar o roubo de bicicletas. Um mapa online disponibiliza o local exato do roubo e o nível de risco daquela região. Assim, os usuários tem conhecimento das zonas de perigo, onde deverão ter cuidado para que não tenham suas bikes subtraídas por mãos alheias.
No Brasil, existem websites como o Bicicletas Roubadas que permitem incluir ou denunciar publicamente o roubo ou furto de bicicletas, mas até o presente momento seus dados são incluídas pelas próprias vítimas do crime. O Reino Unido deram um passo além, e acabam de lançar o projeto
Stolen Bike Statistics, um website que reúne todas as denuncias de roubos de bicicletas usando os dados da própria polícia.
O usuário pode conectar-se com o sistema e incluir seu código postal (CEP) para comprovar os roubos registrados na região. Pontos no mapa com cores distintas indicam o status da ocorrência: vermelho (a polícia abandonou a busca pela bike); amarelo (a polícia está trabalhando no caso); e verde (bicicleta recuperada).
A concentração de muitos pontos em uma mesma área indica ao usuário ser a região um péssimo lugar para se passar de bike por ali, no caso da Inglaterra e de Gales, regiões universitárias, hospitais e zonas empresarias. Para se ter uma ideia, somente em maio de 2013 se roubaram mais de 7.800 bicicletas nestes dois países, e os dados estão sendo atualizados todos os meses para controlar cada bicicleta desaparecida.