É sofrimento, mas nem por isso eles deixam de fazer o que gostam: nesta semana, os amigos Reza Pakravan e Steven Pawley montaram em suas bicicletas e saíram de Nordkapp, na Noruega. Eles pretendem chegar à Cidade do Cabo, na África do Sul, daqui a somente 100 dias.
No projeto batizado de Kapp to Cape (veja o site kapptocape.com), Reza e Steven vão pedalar uma média diária de 180 quilômetros para completarem os 18 mil quilômetros em pouco mais de três meses. O desafio pode parecer impossível para muitos, mas eles são ciclistas endurance calejados: em 2011, Reza cruzou o deserto do Saara no pedal e a milhão. E Steven também se lança constantemente em longas expedições com a magrela.
Eles vão no melhor estilo autossuficiente, carregando cerca de 30 quilos na bike e, na primeira parte, passarão pela Finlândia, Rússia, Geórgia, Azerbaijão e Irã. Então tomarão um avião para o Egito e seguirão pelo Sudão, Etiópia, Quênia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbábue, Botsuana e, finalmente, África do Sul. Em resumo, enfrentarão temperaturas frias e quentes ao extremo, além de atravessarem regiões de instabilidade de todos os tipos.
A dupla pretende chamar a atenção da mídia e de patrocinadores para conseguir transformar suas pedaladas em cerca de US$ 45 mil – valor que será revertido para a construção de escolas em Madagáscar, na costa próxima a Moçambique. Eles acreditam que uma boa educação é a chave para as pessoas atingirem seus objetivos. Acompanhe a trajetória deles em tempo real pelo do site kapptocape.com.
Assista o vídeo de apresentação do projeto:
Fonte: Go Outside