Entre os modelos de amortecedores no mercado, os de mola pneumática ou “a ar” são, de longe, os mais ajustáveis às diversas condições de pilotos e pilotagens. Por meio de uma bomba de ar específica e alguns poucos ajustes é possível otimizar o funcionamento do amortecedor de nossa bike.
Nos amortecedores a ar, a mola convencional de uma das pernas da suspensão é substituída por um sistema pneumático, o que permite uma regulagem de pré-carga bastante fácil, de acordo com o peso do ciclista e o terreno, bastando para isto bombear ou retirar ar. Além disso, o sistema de mola a ar é mais leve que o de molas convencionais.
Em suspensões a ar, o SAG é regulado bombenado ou retirando o ar com uma bomba especial, que tem pequeno volume de ar por bombeada, uma mangueira para conectar a bomba à válvula na suspensão, um botão para retirar ar da suspensão e um manômetro para saber a calibragem (Atenção: não tente usar uma bomba comum nem calibrar num posto de gasolina – vai danificar a sua suspensão).
Ajustando corretamente seu equipamento
É sempre bom lembrar de que as tabelas com valores de pressão recomendada são apenas pontos de partida para os ajustes pessoais de cada bicicleta. Fatores como posição de pilotagem, tipo de terreno, tipo de pneu etc. irão influenciar no comportamento do amortecedor.
O SAG – Para se determinar o ajuste correto da suspensão de sua bike é necessário determinar o valor SAG. O SAG é a medida do curso do amortecedor comprimido apenas pelo peso do ciclista totalmente equipado (roupa, capacete, sapatilha e mochila de hidratação). Com o SAG corretamente ajustado, a roda dianteira amortecerá corretamente, acompanhando as irregularidades do terreno durante a pedalada.
Para ajustar o SAG, você deverá ajustar a pressão do ar em sua suspensão. O ideal nesta etapa seria contar com a ajuda de uma outra pessoa:
- Utilize uma das tabelas localizadas no fim da página como referência para calibrar o ar de sua suspensão;
- Desative a trava de sua suspensão, se for o caso;
- Ajuste o o-ring preso em uma das canelas de sua suspensão totalmente para baixo. Caso sua suspensão não possua este o-ring, coloque provisoriamente um zip-tie em uma das canelas;
- Cuidadosamente, sente no selim de sua bike, com cuidado para não oscilar a mesma excessivamente. Assuma sua posição de pilotagem, completamente equipado. Esta etapa poderá ter a necessidade de algúem lhe ajudando a manter a bike na posição correta;
- Com o peso, a suspensão irá abaixar parte do seu curso. Com muito cuidado para não alterar a medição, saia de sua bicicleta;
- Com o retorno da suspensão ao seu curso normal, meça a distância em milímetros entre a parte de baixo da canela e o o-ring (ou zip-tie). Esta é a medida do SAG.
O SAG deverá estar entre 15% e 25% do curso total. Por exemplo, em um amortecedor com 100m de curso, o SAG ideal deverá estar entre 15 a 25mm. O valor exato irá depender do gosto pessoal do usuário, mas via de regra podemos escolher estes valores de SAG para cada situação específica:
- Cross Country: 15% de SAG;
- Maratona e percursos de longa distância: 20% de SAG;
- Enduro e trilhas pesadas: 25% de SAG.
Se a medida está abaixo do SAG necessário, diminua a pressão do amortecedor. Se ao contrário, está com um valor SAG excessivo, aumente a pressão.
Regulagem do retorno – O retorno é o tempo que o amortecedor leva para voltar ao estado original (curso total), após receber um impacto.
Via de regra, o botão de regulagem do retorno fica situado na parte inferior da perna direita da suspensão. Girar o botão no sentido horário deixa o retorno (da suspensão à posição original) mais rápido e girar o botão para no sentido anti-horário deixa o retorno mais lento. Deixar o retorno muito lento pode fazer a suspensão crie um efeito conhecido como fading, ou seja, após uma série de obstáculos, o amortecedor fica sem tempo para retornar a sua posição inicial e termina por permanecer em seu curso final, literalmente parando de funcionar.
A regulagem de retorno irá depender do tipo de terreno no qual iremos pedalar. Estradas de terra com as famosas “costelas de vaca” exigem um ajuste de retorno mais lento para se obter uma pedalada mais confortável. Por outro lado, terrenos muito acidentados precisam de um retorno rápido o suficiente para que o amortecedor possa se “recuperar” dos primeiros impactos e estar pronto para os próximos.
Tabela de pressão em PSI para amortecedores dianteiros
Modelo | <63 kg | 63-72 kg | 72-81 kg | 81-90 kg | 90-99 kg | Max. PSI |
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30 Gold (80 mm) | 90-110 psi | 110-125 psi | 125-140 psi | 140-160 psi | 175+ psi | 265 psi |
30 Gold (100-120 mm) | 50-70 psi | 70-85 psi | 85-100 psi | 100-120 psi | 135+ psi | 205 psi |
Argyle | 120-135 psi | 135-150 psi | 150-165 psi | 165-180 psi | 180+ psi | 220 psi |
BoXXer | 30-45 psi | 45-60 psi | 60-75 psi | 75-90 psi | 90-105 psi | 165 psi |
Lyrik | 45-55 psi | 55-65 psi | 65-75 psi | 75-85 psi | 85-95 psi | 148 psi |
Lyrik (Dual Position Air) | 45-65 psi | 65-85 psi | 85-105 psi | 105-125 psi | 125-145 psi | 248 psi |
Pike | 45-55 psi | 55-65 psi | 65-75 psi | 75-85 psi | 85-95 psi | 148 psi |
Pike 29 (120-140 mm) | 55-65 psi | 65-75 psi | 75-85 psi | 85-95 psi | 95-105 psi | 163 psi |
Pike (Dual Position Air) | 45-65 psi | 65-85 psi | 85-105 psi | 105-125 psi | 125-145 psi | 248 psi |
Reba | 70-90 psi | 90-105 psi | 105-120 psi | 120-135 psi | 135+ psi | 200 psi |
Recon Gold (80 mm) | 90-110 psi | 110-125 psi | 125-140 psi | 140-160 psi | 175+ psi | 265 psi |
Recon Gold (100-120 mm) | 50-70 psi | 70-85 psi | 85-100 psi | 100-120 psi | 135+ psi | 205 psi |
Recon Silver (80 mm) | 90-110 psi | 110-125 psi | 125-140 psi | 140-160 psi | 175+ psi | 265 psi |
Recon Silver (100-120 mm) | 50-70 psi | 70-85 psi | 85-100 psi | 100-120 psi | 135+ psi | 205 psi |
Revelation | 65-85 psi | 75-100 psi | 85-115 psi | 95-125 psi | 125+ psi | 220 psi |
Revelation (Dual Position Air) | <110 psi | 110-125 psi | 125-140 psi | 140-155 psi | 155-170 psi | 255 psi |
Sektor Gold | 40-60 psi | 60-75 psi | 75-90 psi | 90-105 psi | 105+ psi | 225 psi |
Sektor Silver | 50-70 psi | 70-85 psi | 85-100 psi | 100-120 psi | 120+ psi | 200 psi |
SID | 70-90 psi | 90-105 psi | 105-120 psi | 120-135 psi | 135+ psi | 200 psi |
XC32 (80 mm) | 90-110 psi | 110-125 psi | 125-140 psi | 140-160 psi | 175+ psi | 265 psi |
XC32 (100-120 mm) | 50-70 psi | 70-85 psi | 85-100 psi | 100-120 psi | 135+ psi | 205 psi |
XC30 (80 mm) | 90-110 psi | 110-125 psi | 125-140 psi | 140-160 psi | 175+ psi | 265 psi |
XC30 (100-120 mm) | 50-70 psi | 70-85 psi | 85-100 psi | 100-120 psi | 135+ psi | 205 psi |
ATENÇÃO: Os amortecedores dianteiros da mrca DT Swiss não são recomendados para ciclistas com mais de 110kg
Peso do ciclista (em kg) | |||||||||||||
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Modelo | 55 | 60 | 65 | 70 | 75 | 80 | 85 | 90 | 95 | 100 | 105 | 110 | |
XRC100 | 110 | 119 | 128 | 138 | 148 | 157 | 167 | 177 | 186 | N/R | N/R | N/R | |
XRM100 |
70 | 75 | 81 | 87 | 93 | 99 | 104 | 110 | 116 | 122 | 128 | 133 | |
XMM100 29″ | 70 | 75 | 81 | 87 | 93 | 99 | 104 | 110 | 116 | 122 | 128 | 133 | |
XM120 |
68 | 74 | 78 | 84 | 90 | 94 | 100 | 106 | 110 | 116 | 122 | 126 | |
XMM120 29″ | 68 | 74 | 78 | 84 | 90 | 94 | 100 | 106 | 110 | 116 | 122 | 126 | |
XM140 | 68 | 73 | 78 | 83 | 88 | 93 | 99 | 103 | 109 | 113 | 119 | 123 | |
XM150 |
68 | 73 | 77 | 81 | 86 | 90 | 96 | 100 | 104 | 109 | 113 | 117 | |
EX150 | 68 | 73 | 77 | 81 | 86 | 90 | 96 | 100 | 104 | 109 | 113 | 117 |
N/R: Não recomendado
Peso do ciclista em kg | ||||||||||||
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Modelo | <55 | 55-65 | 65-75 | 75-85 | 85-95 | >95 | ||||||
+ | – | + | – | + | – | + | – | + | – | + | – | |
One Air 80 |
50-80 | 60-110 | 80-100 | 90-125 | 100-120 | 125-145 | 130-140 | 145-165 | 130-140 | 165-175 | 140-170 | 175-190 |
One Air 100 | 50-60 | 45-55 | 65-75 | 65-80 | 85-95 | 95-110 | 95-105 | 105-120 | 115-125 | 125-140 | 125-135 | 135-150 |
One 29er | 25 | – | 25-30 | – | 30-40 | – | 40-45 | – | 45-55 | – | 55-65 | – |
Onix | 80 | 70 | 80-100 | 90-110 | 100-120 | 90-110 | 120-150 | 110-140 | 150-170 | 140-160 | 170-190 | 160-180 |
Atenção: Não é recomendado o uso da suspensão com pressões fora dos limites especificados. A calibragem das pressões deve ser feita sempre começando pela mola positiva e depois a negativa.
Peso do ciclista em kg | ||||||||||
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Modelo | <56 | 56-61 | 61-65 | 65-70 | 70-77 | 77-83 | 83-90 | 90-97 | 97-104 | 104-113 |
Float 36 100mm | 55 | 55 | 60 | 70 | 80 | 85 | 90 | 95 | 100 | 110 |
Float 36 120mm | 50 | 50 | 55 | 65 | 75 | 80 | 85 | 95 | 100 | 110 |
Float 36 130mm | 60 | 65 | 75 | 80 | 85 | 90 | 100 | 110 | 120 | 120 |
Float 36 140mm | 55 | 60 | 65 | 75 | 80 | 85 | 90 | 100 | 110 | 120 |
Float 36 150mm | 50 | 55 | 60 | 70 | 75 | 80 | 90 | 100 | 110 | 120 |
Talas 140mm | 85 | 95 | 105 | 120 | 130 | 135 | 145 | 160 | 175 | 190 |
Talas 150mm | 80 | 90 | 95 | 110 | 120 | 130 | 145 | 160 | 175 | 190 |
831 100mm | 55 | 55 | 60 | 70 | 80 | 85 | 90 | 95 | 100 | 110 |
Float 40 203mm | 51 | 54 | 57 | 60 | 64 | 68 | 73 | 77 | 82 | 86 |
Peso do ciclista em kg | ||||||||
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Modelo | 50-59 | 60-69 | 70-79 | 80-89 | 90-99 | 100-109 | 110-120 | 120-130 |
Wotan | 43-47 | 48-55 | 56-65 | 66-73 | 74-84 | 85-94 | 95-109 | 110-121 |
Durin Race | 43-47 | 48-55 | 56-65 | 66-73 | 74-84 | 85-94 | 95-109 | 110-121 |
SL | 43-47 | 48-55 | 56-65 | 66-73 | 74-84 | 85-94 | 95-109 | 110-121 |
Marathon Fix | 43-47 | 48-55 | 56-65 | 66-73 | 74-84 | 85-94 | 95-109 | 110-121 |
Menja | 43-47 | 48-55 | 56-65 | 66-73 | 74-84 | 85-94 | 95-109 | 110-121 |
Durin Marathon FCR | 50-54 | 55-62 | 63-72 | 73-80 | 81-91 | 92-101 | 102-116 | 117-128 |
Thor | 50-54 | 55-62 | 63-72 | 73-80 | 81-91 | 92-101 | 102-116 | 117-128 |
Peso do ciclista em kg | ||||||
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Modelo | 54,4 | 63,5 | 77,1 | 90,7 | 99,8 | Max. PSI |
Tower Pro | – | 50-70 | 60-90 | 70-100 | – | 110 |
Minute Pro | – | 50-70 | 60-90 | 70-100 | – | 110 |
Minute MRD | – | 50-70 | 60-90 | 70-100 | – | 110 |
Tower Expert | 0-10 | 5-15 | 10-25 | 20-35 | 30-50 | 50 |
Minute Expert | 0-10 | 5-15 | 10-25 | 20-35 | 30-50 | 50 |
Circus Expert | 0-10 | 5-15 | 10-25 | 20-35 | 30-50 | 50 |
R7 Pro | 70-90 | 80-95 | 85-100 | 90-110 | 95-120 | 150 |
R7 MRD | 70-90 | 80-95 | 85-100 | 90-110 | 95-120 | 150 |
Minute TS AIR | 55-72 | 64-75 | 68-80 | 72-87 | 75-95 | 120 |
Marvel | 55-72 | 64-75 | 68-80 | 72-87 | 75-95 | 150 |
Limpeza e manutenção – Os amortecedores são provavelmente os componentes mais injustamente negligenciados da bicicleta. Enquanto a maioria dos praticantes do mountain bike levam suas bicicletas para a revisão com certa frequência, por outro lado, desconhecem que na maioria das oficinas, a revisão da suspensão em si é cobrada a parte. O resultado é que muitas vezes, o amortecedor vai ser aberto para a revisão quando suas peças já estão comprometidas pelo excesso de desgaste. Este tipo de problema é fácil de se evitar. Basicamente, os amortecedores a ar de última geração necessitam de pouca manutenção, sendo necessário somente as seguintes vericações periódicas, que evitarão maiores problemas e prolongará a vida útil de sua suspensão:
Manutenção | A cada pedalada | A cada mês | A cada ano |
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Limpeza das canelas | • | ||
Verificar danos nas canelas | • | ||
Verificar pressão do ar | • | ||
Verificar nível de óleo | • | ||
Trocar kit de retentores / o-rings / buchas | • |