21 de novembro de 2024

Como regular corretamente seu amortecedor a ar

De todos os componentes de uma mountain bike, nenhum é mais complexo e suscita  mais dúvidas do que a suspensão ou amortecedor a ar. A principal função da suspensão dianteira é absorver os impactos gerados por irregularidades no terreno, de forma que eles não sejam transmitidos ao guidão e, consequentemente, aos braços do ciclista. Ao absorver de forma eficiente os impactos, o amortecedor aumenta o controle sobre a bicicleta, aumentando as condições de segurança, além de reduzir consideravelmente a fadiga em pedaladas em terrenos acidentados, tão comuns na prática do mountain biking.

Amortecedores a ar necessitam uma bomba especial para a correta calibragem
Amortecedores a ar necessitam uma bomba especial para a correta calibragem

Entre os modelos de amortecedores no mercado, os de mola pneumática ou “a ar” são, de longe, os mais ajustáveis às diversas condições de pilotos e pilotagens. Por meio de uma bomba de ar específica e alguns poucos ajustes é possível otimizar o funcionamento do amortecedor de nossa bike.

Nos amortecedores a ar, a mola convencional de uma das pernas da suspensão é substituída por um sistema pneumático, o que permite uma regulagem de pré-carga bastante fácil, de acordo com o peso do ciclista e o terreno, bastando para isto bombear ou retirar ar. Além disso, o sistema de mola a ar é mais leve que o de molas convencionais.

Em suspensões a ar, o SAG é regulado bombenado ou retirando o ar com uma bomba especial, que tem pequeno volume de ar por bombeada, uma mangueira para conectar a bomba à válvula na suspensão, um botão para retirar ar da suspensão e um manômetro para saber a calibragem (Atenção: não tente usar uma bomba comum nem calibrar num posto de gasolina – vai danificar a sua suspensão).

Ajustando corretamente seu equipamento

Um o-ring é a melhor maneira de determinar o curso de seu amortecedor. Na sua falta, um zip-tie preso na canela da suspensão dará conta do recado
Um o-ring é a melhor maneira de determinar o curso de seu amortecedor. Na sua falta, um zip-tie preso na canela da suspensão dará conta do recado

É sempre bom lembrar de que as tabelas com valores de pressão recomendada são apenas pontos de partida para os ajustes pessoais de cada bicicleta. Fatores como posição de pilotagem, tipo de terreno, tipo de pneu etc. irão influenciar no comportamento do amortecedor.

O SAG – Para se determinar o ajuste correto da suspensão de sua bike é necessário determinar o valor SAG. O SAG é a medida do curso do amortecedor comprimido apenas pelo peso do ciclista totalmente equipado (roupa, capacete, sapatilha e mochila de hidratação).  Com o SAG corretamente ajustado, a roda dianteira amortecerá corretamente, acompanhando as irregularidades do terreno durante a pedalada.

Para ajustar o SAG, você deverá ajustar a pressão do ar em sua suspensão. O ideal nesta etapa seria contar com a ajuda de uma outra pessoa:

  1. Utilize uma das tabelas localizadas no fim da página como referência para calibrar o ar de sua suspensão;
  2. Desative a trava de sua suspensão, se for o caso;
  3. Ajuste o o-ring preso em uma das canelas de sua suspensão totalmente para baixo. Caso sua suspensão não possua este o-ring, coloque provisoriamente um zip-tie em uma das canelas;
  4. Cuidadosamente, sente no selim de sua bike, com cuidado para não oscilar a mesma excessivamente. Assuma sua posição de pilotagem, completamente equipado. Esta etapa poderá ter a necessidade de algúem lhe ajudando a manter a bike na posição correta;
  5. Com o peso, a suspensão irá abaixar parte do seu curso. Com muito cuidado para não alterar a medição, saia de sua bicicleta;
  6. Com o retorno da suspensão ao seu curso normal, meça a distância em milímetros entre a parte de baixo da canela e o o-ring (ou zip-tie). Esta é a medida do SAG.

O SAG deverá estar entre 15% e 25% do curso total. Por exemplo, em um amortecedor com 100m de curso, o SAG ideal deverá estar entre 15 a 25mm. O valor exato irá depender do gosto pessoal do usuário, mas via de regra podemos escolher estes valores de SAG para cada situação específica:

  • Cross Country: 15% de SAG;
  • Maratona e percursos de longa distância: 20% de SAG;
  • Enduro e trilhas pesadas: 25% de SAG.

Se a medida está abaixo do SAG necessário, diminua a pressão do amortecedor. Se ao contrário, está com um valor SAG excessivo, aumente a pressão.

O controle de retorno (rebound) fica, via de regra, embaixo da perna direita da suspensão
O controle de retorno (rebound) fica, via de regra, embaixo da perna direita da suspensão

Regulagem do retorno – O retorno é o tempo que o amortecedor leva para voltar ao estado original (curso total), após receber um impacto.

Via de regra, o botão de regulagem do retorno fica situado na parte inferior da perna direita da suspensão. Girar o botão no sentido horário deixa o retorno (da suspensão à posição original) mais rápido e girar o botão para no sentido anti-horário deixa o retorno mais lento. Deixar o retorno muito lento pode fazer a suspensão crie um efeito conhecido como fading, ou seja, após uma série de obstáculos, o amortecedor fica sem tempo para retornar a sua posição inicial e termina por permanecer em seu curso final, literalmente parando de funcionar.

A regulagem de retorno irá depender do tipo de terreno no qual iremos pedalar. Estradas de terra com as famosas “costelas de vaca” exigem um ajuste de retorno mais lento para se obter uma pedalada mais confortável. Por outro lado, terrenos muito acidentados precisam de um retorno rápido o suficiente para que o amortecedor possa se “recuperar” dos primeiros impactos e estar pronto para os próximos.

Tabela de pressão em PSI para amortecedores dianteiros

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Modelo <63 kg 63-72 kg 72-81 kg 81-90 kg 90-99 kg Max. PSI
30 Gold (80 mm) 90-110 psi 110-125 psi 125-140 psi 140-160 psi 175+ psi 265 psi
30 Gold (100-120 mm) 50-70 psi 70-85 psi 85-100 psi 100-120 psi 135+ psi 205 psi
Argyle 120-135 psi 135-150 psi 150-165 psi 165-180 psi 180+ psi 220 psi
BoXXer 30-45 psi 45-60 psi 60-75 psi 75-90 psi 90-105 psi 165 psi
Lyrik 45-55 psi 55-65 psi 65-75 psi 75-85 psi 85-95 psi 148 psi
Lyrik (Dual Position Air) 45-65 psi 65-85 psi 85-105 psi 105-125 psi 125-145 psi 248 psi
Pike 45-55 psi 55-65 psi 65-75 psi 75-85 psi 85-95 psi 148 psi
Pike 29 (120-140 mm) 55-65 psi 65-75 psi 75-85 psi 85-95 psi 95-105 psi 163 psi
Pike (Dual Position Air) 45-65 psi 65-85 psi 85-105 psi 105-125 psi 125-145 psi 248 psi
Reba 70-90 psi 90-105 psi 105-120 psi 120-135 psi 135+ psi 200 psi
Recon Gold (80 mm) 90-110 psi 110-125 psi 125-140 psi 140-160 psi 175+ psi 265 psi
Recon Gold (100-120 mm) 50-70 psi 70-85 psi 85-100 psi 100-120 psi 135+ psi 205 psi
Recon Silver (80 mm) 90-110 psi 110-125 psi 125-140 psi 140-160 psi 175+ psi 265 psi
Recon Silver (100-120 mm) 50-70 psi 70-85 psi 85-100 psi 100-120 psi 135+ psi 205 psi
Revelation 65-85 psi 75-100 psi 85-115 psi 95-125 psi 125+ psi 220 psi
Revelation (Dual Position Air) <110 psi 110-125 psi 125-140 psi 140-155 psi 155-170 psi 255 psi
Sektor Gold 40-60 psi 60-75 psi 75-90 psi 90-105 psi 105+ psi 225 psi
Sektor Silver 50-70 psi 70-85 psi 85-100 psi 100-120 psi 120+ psi 200 psi
SID 70-90 psi 90-105 psi 105-120 psi 120-135 psi 135+ psi 200 psi
XC32 (80 mm) 90-110 psi 110-125 psi 125-140 psi 140-160 psi 175+ psi 265 psi
XC32 (100-120 mm) 50-70 psi 70-85 psi 85-100 psi 100-120 psi 135+ psi 205 psi
XC30 (80 mm) 90-110 psi 110-125 psi 125-140 psi 140-160 psi 175+ psi 265 psi
XC30 (100-120 mm) 50-70 psi 70-85 psi 85-100 psi 100-120 psi 135+ psi 205 psi

dt_swiss

ATENÇÃO: Os amortecedores dianteiros da mrca DT Swiss não são recomendados para ciclistas com mais de 110kg

Peso do ciclista (em kg)
Modelo 55 60 65 70 75 80 85 90 95 100 105 110
XRC100 110 119 128 138 148 157 167 177 186 N/R N/R N/R
XRM100
70 75 81 87 93 99 104 110 116 122 128 133
XMM100 29″ 70 75 81 87 93 99 104 110 116 122 128 133
XM120
68 74 78 84 90 94 100 106 110 116 122 126
XMM120 29″ 68 74 78 84 90 94 100 106 110 116 122 126
XM140 68 73 78 83 88 93 99 103 109 113 119 123
XM150
68 73 77 81 86 90 96 100 104 109 113 117
EX150 68 73 77 81 86 90 96 100 104 109 113 117

N/R: Não recomendado

proshock

Peso do ciclista em kg
Modelo <55 55-65 65-75 75-85 85-95 >95
+ + + + + +
One Air 80
50-80 60-110 80-100 90-125 100-120 125-145 130-140 145-165 130-140 165-175 140-170 175-190
One Air 100 50-60 45-55 65-75 65-80 85-95 95-110 95-105 105-120 115-125 125-140 125-135 135-150
One 29er 25 25-30 30-40 40-45 45-55 55-65
Onix 80 70 80-100 90-110 100-120 90-110 120-150 110-140 150-170 140-160 170-190 160-180

Atenção: Não é recomendado o uso da suspensão com pressões fora dos limites especificados. A calibragem das pressões deve ser feita sempre começando pela mola positiva e depois a negativa.

fox

Peso do ciclista em kg
Modelo <56 56-61 61-65 65-70 70-77 77-83 83-90 90-97 97-104 104-113
Float 36 100mm 55 55 60 70 80 85 90 95 100 110
Float 36 120mm 50 50 55 65 75 80 85 95 100 110
Float 36 130mm 60 65 75 80 85 90 100 110 120 120
Float 36 140mm 55 60 65 75 80 85 90 100 110 120
Float 36 150mm 50 55 60 70 75 80 90 100 110 120
Talas 140mm 85 95 105 120 130 135 145 160 175 190
Talas 150mm 80 90 95 110 120 130 145 160 175 190
831 100mm 55 55 60 70 80 85 90 95 100 110
Float 40 203mm 51 54 57 60 64 68 73 77 82 86

Logo 09-02-09

Peso do ciclista em kg
Modelo 50-59 60-69 70-79 80-89 90-99 100-109 110-120 120-130
Wotan 43-47 48-55 56-65 66-73 74-84 85-94 95-109 110-121
Durin Race 43-47 48-55 56-65 66-73 74-84 85-94 95-109 110-121
SL 43-47 48-55 56-65 66-73 74-84 85-94 95-109 110-121
Marathon Fix 43-47 48-55 56-65 66-73 74-84 85-94 95-109 110-121
Menja 43-47 48-55 56-65 66-73 74-84 85-94 95-109 110-121
Durin Marathon FCR 50-54 55-62 63-72 73-80 81-91 92-101 102-116 117-128
Thor 50-54 55-62 63-72 73-80 81-91 92-101 102-116 117-128

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Peso do ciclista em kg
Modelo 54,4 63,5 77,1 90,7 99,8 Max. PSI
Tower Pro 50-70 60-90 70-100 110
Minute Pro 50-70 60-90 70-100 110
Minute MRD 50-70 60-90 70-100 110
Tower Expert 0-10 5-15 10-25 20-35 30-50 50
Minute Expert 0-10 5-15 10-25 20-35 30-50 50
Circus Expert 0-10 5-15 10-25 20-35 30-50 50
R7 Pro 70-90 80-95 85-100 90-110 95-120 150
R7 MRD 70-90 80-95 85-100 90-110 95-120 150
Minute TS AIR 55-72 64-75 68-80 72-87 75-95 120
Marvel 55-72 64-75 68-80 72-87 75-95 150

Limpeza e manutenção – Os amortecedores são provavelmente os componentes mais injustamente negligenciados da bicicleta. Enquanto a maioria dos praticantes do mountain bike levam suas bicicletas para a revisão com certa frequência, por outro lado, desconhecem que na maioria das oficinas, a revisão da suspensão em si é cobrada a parte. O resultado é que muitas vezes, o amortecedor vai ser aberto para a revisão quando suas peças já estão comprometidas pelo excesso de desgaste. Este tipo de problema é fácil de se evitar. Basicamente, os amortecedores a ar de última geração necessitam de pouca manutenção, sendo necessário somente as seguintes vericações periódicas, que evitarão maiores problemas e prolongará a vida útil de sua suspensão:

Manutenção A cada pedalada A cada mês A cada ano
Limpeza das canelas
Verificar danos nas canelas
Verificar pressão do ar
Verificar nível de óleo
Trocar kit de retentores / o-rings / buchas
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