O ciclista espanhol Mikel Azparren, percorreu o Caminho de Santiago (de Roncesvalles a Compostela) em 25 horas de pedalada praticamente ininterrupta, quebrando sua própria marca anterior, que era de 27 horas.
Totalmente esgotado e rodeado por uma multidão de turistas e curiosos que presenciaram sua chegada, Mikel disse à imprensa que a ideia surgiu há poucos meses e que, devido a isto, estava em ritmo de treinamento até mesmo às vésperas do desafio. “Me sinto completamente esgotado”, disse enquanto subia com sua bicicleta até a frente da Catedral de Compostela, que estava a 12 sem parar de pedalar.
Na primeira vez em que desceu de sua bicicleta durante o desafio foi a 20 quilômetros da cidade de Leon e desde então conseguiu manter uma média de 25,3 quilômetros por hora.
No percurso entre Logroño e Burgos sofreu bastante com um forte vento contrário que lhe exigiu o máximo de esforço. Mas o pior estava por vir. Em Cruz de Hierro desmaiou subitamente, caindo ao solo. Apesar de não se machucar seriamente, perdeu cerca de 35 minutos, já que, como não havia digerido bem sua alimentação, ficou, segundo ele, “vazio de forças”. Ao baixar sua média horária, Mikel pensou em desistir, porém após de se alimentar com sanduíches, biscoitos e coca-cola oferecidos por amigos, foi gradativamente recuperando o ritmo. “Os últimos 90 quilômetros foram duríssimos”, disse.
Ao chegar em Compostela, seu ciclocomputador marcava um total de 25,56 horas totais de pedalada, tempo com o qual superou o também espanhol Julián Sanz que, em 2008 fez o mesmo percurso em 27,30 horas. “Baixar este tempo em duas horas e meia foi sensacional”, finaliza Mikel.