Para 2014, o conhecido fabricante de freios para bicicletas Formula lança no mercado a versão renovada do modelo R1 Racing, modelo topo de linha da marca e amplamente utilizado no mundo da competição. O R1 Racing foi reformulado, possuindo agora novo sistema interno de funcionamento e um peso declarado pelo fabricante de somente 264 gramas (conjunto de manetes, pinças, discos de 160 mm e cabeamento hidráulico) cada freio, tornando-se provavelmente o freio a disco hidráulico mais leve do mercado.
No que diz respeito ao funcionamento destes novos freios, o fabricante aposta em um novo sistema muito mais eficaz e durável. ao contrário do que ocorre na maioria dos freios hidráulicos para bicicletas, ao se acionar a manete de freio dos novos Formula R1 Racing, o pistão não é empurrado para baixo, mas ativa um sistema de tração que puxa para cima o pistão de freio, melhorando a duração da bomba, além de diminuir o estresse e o desgaste dos materiais.
Entre as outras características que encontramos no novo Formula R1 Racing destacam-se a manete de freio mecanizada por CNC em alumínio (versões posteriores virão em carbono), tampa do reservatório do fluido hidráulico em composite e cabeamento fabricado em um composto sintético de aramide (fibra sintética de uso militar, muito robusta e resistente ao calor). Para garantir o título de freio mais leve do mercado, Formula R1 Racing aposta na utilização do titânio para a construção das pinças (construída em uma única peça) e no corpo principal do freio.
O lançamento dos novos freios Formula R1 Racing de 2014 está previsto para outubro. Ainda não há previsão sobre os preços a serem praticados.