A segunda etapa da Vuelta motivou alterações no topo da classificação geral
O irlandês Nicolas Roche venceu neste domingo, na Galiza, a segunda etapa da Volta à Espanha, sendo o primeiro a cortar a meta, instalada no alto do Monte da Groba. A camisa vermelha passou a pertencer ao italiano Vincenzo Nibali (Astana).
No final dos 177km e após ultrapassar uma montanha de primeira categoria, o ciclista da Saxo bateu na reta final o espanhol Dani Moreno (Katusha), segundo, e o italiano Domenico Pozzovivo (Ag2r-La Mondiale), completanto o percurso em 4h37m09.
Vincenzo Nibali, vencedor da Volta à Itália deste ano e da Volta à Espanha em 2010, concluiu a etapa na 16.ª posição, a 14 segundos de Roche. Mas esta classificação foi suficiente para assumir a liderança da classificação geral, retirando o símbolo de líder da prova ao seu colega de equipe, o esloveno Janez Brajkovic.
José Mendes (NetApp) foi o melhor português na etapa, terminando em 44.ª, a 1m05s do vencedor, e André Cardoso (Caja Rural) foi 48.º, a 1m49s. Na geral, Mendes segue em 36.º, a 1m46s de Nibali, e Cardoso é o 52.º, a 3m13s.
Nesta segunda feira, corre-se a terceira etapa que levará os ciclistas de Vigo ao Mirador de Lobeira, em um percurso de 184km bastante sinuoso.