24 de novembro de 2024

Novo sistema de bike fit dinâmico terá suporte da Shimano

Shimano-Fit_SystemO mercado de bike fit é um dos maiores dentro do ciclismo. Afinal, os atletas estão cada vez mais conscientes de que a posição é quase tão importante (ou até mais importante) quanto a bicicleta em si. Atualmente, o mercado de fit se divide em estático e dinâmico, sendo este último dominado pela Retül, recentemente adquirida pela Specialized.

A gigante japonesa Shimano, em parceria com o BikeFitting.com, empresa com mais de 25 anos de experiência no tema, se juntaram para oferecer um novo sistema de fit, visando prover os lojistas com conhecimento e equipamento necessário para a escolha da bike correta e a posição adequada para o atleta. O foco primordial é ajudar atletas a escolherem novas bikes com base em suas características.

Tudo começa com o Bikefitting.com, onde o lojista começa com medições estáticas para consultar uma extensa base de dados com quadros e combinações de peças. Os algoritmos do sistema fazem a varredura nessa base para sugerir escolhas.

Shimano Position SimulatorO passo seguinte é o uso da bike de ajuste dinâmico, que permite ajuste de todos os componentes de forma fácil e rápida. Desenvolvida pelo Shimano Dynamic Lab, o simulador tem um analisador em 3 dimensões integrado, que permite verificar todos os aspectos da pedalada. Junto com o aparelho, um complexo software foi desenvolvido para facilitar o trabalho, incluindo o modo wizard que busca um ajuste otimizado para um determinado atleta após checagem em uma enorme base de dados de outros atletas. Esse modo reduz o tempo do bike fit para cerca de 1 hora e meia, contra 3 horas de um fit no modo avançado, que também é oferecido, já que a maioria dos fitters experientes preferem usar parte de seu julgamento pessoal. Esse sistema analisa, além da postura, a pedalada em si, separadamente para cada perna. Todos os vetores de força são analisados, usando medidores radiais e tangenciais. Com isso, é possível ver o impacto na potência, cadência e frequência cardíaca do atleta.

A Shimano pretende tornar o programa global, capacitando especialistas locais para suporte aos lojistas. Como a rede de distribuição da Shimano é enorme, a grande vantagem da popularização do fit, além da redução dos custos, é permitir que um maior número de atletas consigam a bike e a posição correta para pedalar, mesmo se viver em locais onde não há especialistas no assunto. A novidade deve ser incorporada na rede Shimano ao longo dos próximos meses, até o fim de 2014, ainda sem custo definido.

Fonte: Mundo Tri

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização