Não é todo dia que temos aqui uma bike cujas credenciais incluem um campeonato mundial e uma medalha de ouro olímpica. Com estes êxitos, a Specialized S-Works Epic FSR demonstra todo o seu potencial. Para isto se baseia em um quadro em fibra de carbono FACT 11m e o sistema de amortecimento Mini Brain, desenvolvido em conjunto pela Specialized e pela Fox. A Epic é uma bicicleta que inspira extrema confiança apra se pedalar forte e ganhar velocidade a cada respiração. A grande “culpada” por esta performance é sua geometria, o minimalismo que se intui em cada um de seus componentes e a leveza de suas rodas. sua posição de dirigir é projetada para a frente, com guidão baixo e ângulo da caixa de direção praticamente na vertical.
A sensação ao se pedalar é de total aproveitamento, graças aos seu pedivela de carbono fabricado pela própria Specialized. Apesar de menos confortável que seus concorrentes diretos Giant Anthem e Niner Air 9, que utilizam sistema aberto de amortecimento, por outro é mais eficiente no aproveitamento da força aplicada aos pedais, graças a tecnologia Brain, que oferece 6 posições de ajuste, com os quais podemos regular a força de impacto necessário para acionar o amortecedor. Nas três últimas posições, o amortecedor Mini-Brain praticamente não se move ao se pedalar, embora durante oscilações no terreno podemos ouvir claramente um “ploc”, resultante da válvula de inércia abrindo o sistema de amortecimento. Este ruído pode ser um pouco incômodo para os que nunca utilizaram este sistema, mas acostuma-se depois de certo tempo. Particularmente preferimos utilizar as três posições de ajuste mais “abertas”, já que elas oferecem um melhor comportamento durante as descidas, interferindo pouco nas pedaladas. A suspensão dianteira Rock Shox exclusiva para modelos da Specialized também possui a tecnologia Brain com 6 posições de ajuste, possui uma compressão mais firme que os modelos de séria da marca, mesmo em seu ajuste mais aberto.
Um dos ajustes mais trabalhosos em bicicletas do tipo full suspension é o ajuste do SAG (diferença de curso do amortecedor com a bicicleta sem e com o ciclista sobre ela). No caso da Specialized S-Works Epic FSR, um prático sistema automático dá conta do recado. Basta colocar 300psi de pressão no amortecedor, subir na bike, permanecer na posição de direção e pressionar uma válvula roxa, que ajusta matematicamente o SAG.
Além do sistema de amortecimento, destacam-se a utilização de componentes de primeira linha, como o grupo Shimano XTR completo e as rodas Roval aro 29. A Specialized oferece como alternativa um modelo intermediário, com grupo SRM XX! e freios Magura MT8.