24 de novembro de 2024

Specialized S-Works Epic FSR Carbon, a Ferrari das bikes

Specialized Sworks Epic FSR Carbon

Não é todo dia que temos aqui uma bike cujas credenciais incluem um campeonato mundial e uma medalha de ouro olímpica. Com estes êxitos, a Specialized S-Works Epic FSR demonstra todo o seu potencial. Para isto se baseia em um quadro em fibra de carbono FACT 11m e o sistema de amortecimento Mini Brain, desenvolvido em conjunto pela Specialized e pela Fox. A Epic é uma bicicleta que inspira extrema confiança apra se pedalar forte e ganhar velocidade a cada respiração. A grande “culpada” por esta performance é sua geometria, o minimalismo que se intui em cada um de seus componentes e a leveza de suas rodas. sua posição de dirigir é projetada para a frente, com guidão baixo e ângulo da caixa de direção praticamente na vertical.

imagegallery-130-522062bf52943A sensação ao se pedalar é de total aproveitamento, graças aos seu pedivela de carbono fabricado pela própria Specialized. Apesar de menos confortável que seus concorrentes diretos Giant Anthem e Niner Air 9, que utilizam sistema aberto de amortecimento, por outro é mais eficiente no aproveitamento da força aplicada aos pedais, graças a tecnologia Brain, que oferece 6 posições de ajuste, com os quais podemos regular a força de impacto necessário para acionar o amortecedor. Nas três últimas posições, o amortecedor Mini-Brain praticamente não se move ao se pedalar, embora durante oscilações no terreno podemos ouvir claramente um “ploc”, resultante da válvula de inércia abrindo o sistema de amortecimento. Este ruído pode ser um pouco incômodo para os que nunca utilizaram este sistema, mas acostuma-se depois de certo tempo. Particularmente preferimos utilizar as três posições de ajuste mais “abertas”, já que elas oferecem um melhor comportamento durante as descidas, interferindo pouco nas pedaladas. A suspensão dianteira Rock Shox exclusiva para modelos da Specialized também possui a tecnologia Brain com 6 posições de ajuste, possui uma compressão mais firme que os modelos de séria da marca, mesmo em seu ajuste mais aberto.

imagegallery-130-522062bed8018Um dos ajustes mais trabalhosos em bicicletas do tipo full suspension é o ajuste do SAG (diferença de curso do amortecedor com a bicicleta sem e com o ciclista sobre ela). No caso da Specialized S-Works Epic FSR, um prático sistema automático dá conta do recado. Basta colocar 300psi de pressão no amortecedor, subir na bike, permanecer na posição de direção e pressionar uma válvula roxa, que ajusta matematicamente o SAG.

Além do sistema de amortecimento, destacam-se a utilização de componentes de primeira linha, como o grupo Shimano XTR completo e as rodas Roval aro 29. A Specialized oferece como alternativa um modelo intermediário, com grupo SRM XX! e freios Magura MT8.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização