Na semana em que, contrariando as expectativas, o campeonato mundial de downhill foi conquistado por Greg Minaar a bordo de uma bike aro 26, o posicionamento da indústria de bicicletas é colocado em xeque sobre a real eficiência dos novos formatos de rodas.
Com o advento das rodas 29 polegadas, surgiu um período de aceitação e adoção por parte da indústria e dos usuários. Agora, com o crescimento cada vez maior das ofertas de bicicletas de downhill com rodas de 27.5 polegadas, fica a pergunta: Haverá mercado para os três diferentes formatos?
O principal argumento dos fabricantes sobre o formato 650b (27.5 polegadas) é que o mesmo vinha cobrir as áreas onde as 29er mostravam mais defeitos do que virtudes, como é o caso da modalidade dowhill. Dentre as novidade da feira eurobike 2013, as rodas 27.5″ praticamente se tornaram medida padrão nas bikes de enduro, mas agora, vem pouco a pouco penetrando também no downhill. A primeira marca a apostar nisto foi a KHS, porém cada vez mais temos visto bikes de DH 27.5″, seja na forma de protótipos utilizados por profissionais da competição ou mesmo em bicicletas de série.
Noel Niederberger, downhiller júnior da equipe Scott-Gstaad de downhill, venceu a Copa do Mundo em sua categoria, a bordo de uma Scott Gambler con ruedas de 27,5″.
A marca californiana Intense possui em seu catálogo de produtos o modelo 951 na versão para este novo tamanho de roda, a Intense 951 Evo, que Bernat Guardia vem utilizando em competições de DH.
A última grande marca a migrar suas bikes de downhill foi a francesa Lapierre. Sam Blenkinsop competiu no mundial realizado neste fim de semana passado em uma espetacular Lapierre de DH para rodas de 27,5″, com pintura customizada para a ocasião. Outro detalhe que não passou despercebido: sua bike utilizou um amortecedor traseiro a ar, algo raríssimo no mundo do DH (Remy Absalon foi o primeiro a vencer uma Copa do Mundo com este tipo de amortecedor há algumas semanas atrás).
Não foi o único, entretanto. Steve Smith pilotou uma Devinci convertida para 650B, com sistema de amortecimento Split Pivot. Um modelo que não tinha sido visto desde então e do qual ainda não se sabe se ele deverá se tornar um modelo de série da marca ou ficará apenas na fase de protótipo.
As grandes marcas com forte presença no mundo do downhill também não ficaram para trás. A inglesa Sarasen conta com seu modelo Ariel, basicamente uma bike de enduro, mas com ótima capacidade para DH, com rodas 27,5″.
A desconhecida por aqui Morewood, da África do Sul, também apresentou, tanto na Eurobike quanto no circuito da Copa del Mundo, sua nova Makalu para este formato de roda, que oficialmente ainda não faz parte de seu catáolgo, mas que, segundo o fabricante será produzida em série no ano de 2014.
Ben Reid, piloto da equipe canadense Norco, estreou a temporada de 2013 uma bicicleta aro 650B na Copa do Mundo de DH de Fort William. A americana Pivot já possui em sua lista oficial sua bicicleta para DH, que irá substituir o modelo Phoenix. A Banshee é outra marca que está em fase final de teste antes de entrar para sua linha de produção.
Quanto aos componentes necessários para as bikes aro 27.5″ no downhill, as opções aumentam pouco a pouco. As marcas Schwalbe e Continental são as melhor posicionadas no momento, oferecendo uma variedade razoável de modelos para este tipo de roda. Já os amortecedores dianteiros, as marcas dominantes do mercado como a Fox e a Rock Shox já dispõem de adaptadores para aceitar rodas 27.5″, enquanto a Manitou Dorado, com seu design invertido, serve sem maiores problemas em qualquer formato de roda. quanto ao principal item, as rodas propriamente dito, as opções são um pouco mais restritas. Enve, DT-Swiss e Novatec fabricam rodas de DH para 27,5″ e já se juntaram a outras marcas.
Pouco a pouco, as 650B vão se inserindo no cenário do DH. Terão a mesma aceitação que tiveram no cross country? Coa a sua adoção cada vez maior por profissionais da área, o formato irá se impor? Ou será que as boas e velhas rodas aro 26″ tem seu lugar assegurado nas descidas?