A frequência ideal para se fazer uma revisão é algo difícil de determinar, pois vai depender das condições da bike. Trilhas com muita lama e água, pedaladas em tempo chuvoso podem deixar sua bike fora de combate para o próximo pedal e encurtar significativamente o prazo par manutenção.
Via de regra, as oficinas de Brasília oferecem pelo menos dois tipos de revisão diferenciadas:
Lavagem básica – Eufemisticamente chamada de ‘meia revisão’, trata-se da lavagem da bicicleta sem sua desmontagem (no máximo, são retiradas as rodas). Após o processo de lavagem e secagem, são lubrificados itens como corrente e cabos. Segue-se uma regulagem básica do câmbio e, em alguns casos, alinhamento de rodas.
Veredito: Quebra o galho e deixa sua bike com uma boa aparência, mas não substitui a verdadeira revisão.
Revisão completa – Inicia-se necessariamente pela desmontagem completa da bike, com retirada do canote do selim. Além disso, uma boa revisão deverá englobar:
- Corrente;
- Cassete;
- Canote;
- Pedivela;
- Caixa de direção;
- Freios;
- Câmbios;
- Movimento central;
- Cabos;
- Conduítes;
- Cubo da roda (no caso de cubos que utilizam esferas).
Limpeza – Nesta etapa, a utilização de detergente neutro biodegradável, além de não agredir o meio ambiente, preserva os componentes de borracha, carbono, pastilhas de freios e pintura. Evite a todo custo diesel, querosene e outras substâncias derivadas de petróleo. Deverão ser devidamente limpos os seguintes componentes:
- Quadro (interna e externamente);
- Rodas;
- Pneus;
- Freios;
- Canote;
- Pedivela;
- Movimento central;
- Caixa de direção;
- Drenagem da água acumulada em cima do movimento central;
- Outros componentes.
Existe um hábito que pessoalmente considero asqueroso que é a lavagem do quadro sem a retirada do canote. Ou seja, a sujeira fica toda dentro do quadro. Alguns mecânicos alegam que é para não comprometer o ajuste da altura do canote e o cliente reclamar… Pura preguiça!!! Já ouviram falar em caneta hidrocor? Basta marcar o canote…
Montagem e regulagem – Após o processo de desmontagem, limpeza e secagem, vem a parte mais importante da revisão. Trata-se da correta montagem e regulagem, além da conferência dos componentes e do quadro. Nesta etapa são identificados problemas como rachaduras e empenos no quadro, componentes danificados ou desgastados.
Esta etapa envolve (ou deveria envolver!):
- Tratamento de cera no quadro, para manter a pintura protegida do sol, suor e maresia (recomendado!).
- Montagem das peças limpas
- Recolocação dos conduítes com lubrificação dos cabos de aço com produtos especiais;
- Checagem dos componentes para averiguação de avarias e ou desgaste que necessitem substituição das peças;
- Recolocação dos pneus e alinhamento e câmara de ar, com verificação da fita de aro;
- No caso de uso de pneus tubeless (sem câmara de ar) com selante, é verificada as condições da válvula da roda e do nível do selante que, se necessário será reposto;
- Alinhamento de rodas;
- Checagem da tensão dos raios;
- Regulagem de câmbios;
- Regulagem de freios;
- Engraxamento dos rolamentos do movimento central;
- Aperto de todos os parafusos (com torquímetro);
- Calibragem dos pneus;
- Calibragem dos amortecedores;
- Regulagem da altura das manetes dos freios (de acordo com preferência do cliente);
- Teste drive realizado pelo mecânico na rua e check list para verificação da qualidade do serviço.
Uma questão muito importante na hora de se procurar por serviços de mecânica de bicicletas. Além de profissionais qualificados e, preferencialmente certificados, a utilização de ferramental apropriado e lubrificantes de boa qualidade é fundamental para o sucesso de uma revisão.
Uma das coisas que mais me irritam em uma oficina mecânica é a tal oferta de “revisão diferenciada com graxa especial” (não preciso citar a marca, né?). Em uma boa oficina mecânica só deveria entrar graxa especial, oras!!!
Bike log – Recomenda-se ao usuário ou ao mecânico de confiança do mesmo a criação de uma planilha de manutenção contendo dados como:
- Data da última revisão
- Data de troca de peças e/ou componentes
- Pressão dos pneus;
- Pressão dos amortecedores;
- Altura dos manetes de freios;
- Dados completos do bike fit;
- Quilometragem do ciclocomputador