Por Sílvio Sá*
Uma pane pouco comum de acontecer mas que definitivamente pode acabar com seu dia de pedal é a quebra da gancheira do quadro. Gancheira é aquela peça que vai fixada na parte traseira do quadro que serve de suporte para o câmbio traseiro. Funciona como uma espécie de ‘fusível’, pois sua função é quebrar para que o quadro não quebre.
Isso pode acontecer pelo desgaste natural da peça, devido a sucessivas empenadas e desempenadas, como por exemplo, um galho entrar no câmbio, ou mesmo fazendo muita força ao se subir uma ladeira com marcha pesada.
Uma vez quebrada na trilha existem três opções, substituir a gancheira, retirar o câmbio e encurtar a corrente para andar com uma marcha apenas, ou empurrar a bicicleta por vários quilômetros? O que você prefere?
Já aconteceu comigo da gancheira quebrar logo no início de uma trilha na Floresta Nacional – Flona. Meus amigos pensaram que seria o fim do pedal, mas eu tinha uma gancheira de reserva na mochila. Todos ficaram surpresos. Afinal, quem mais levaria uma gancheira de reserva?
Eu levo e recomendo que todos que o façam! Uma gancheira é uma peça relativamente barata, leve e de pequenas dimensões, dá para deixar jogada dentro da mochila que não irá atrapalhar. E em caso de necessidade irá te salvar de forma heroica.
Mas atenção! Cada quadro usa uma gancheira específica. Alguns modelos servem para vários quadros e existem mesmo algumas gancheiras “universais” para uma emergência. E outras praticamente impossíveis de serem achadas, como a da minha Caloi Elite 10. Nesse caso, a solução é mandar fazer uma em um torneiro mecânico.
Na sua próxima ida à bike shop, inclua na sua lista de compra uma gancheira reserva. Se não encontrar o modelo certo pode procurar no site Derailleur Hanger. Os produtos deles são de ótima qualidade, despacham para o Brasil e sai mais barato do que as gancheiras das grandes marcas se compradas por aqui.
Ah, também tem um prático canivete de ferramentas que inclui uma gancheira reserva universal.