Projeto foi desenvolvido para facilitar o transporte da bike em transportes coletivos e para ser mais prática ao público que prefere proteger o meio ambiente ao viajar de carro
Cada vez mais as pessoas se conscientizam da importância de preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida. Trocar horas parado no trânsito dentro do carro por um agradável passeio até o trabalho foi a alternativa que algumas pessoas encontraram para viver com menos estresse e com mais saúde, apesar de as ruas brasileiras não se mostrarem preparadas para receber os ciclistas.
Outra dificuldade é encontrar um lugar para guardar a bicicleta, já que grande parte das empresas não têm um estacionamento para elas. Por conta disso, muitos fabricantes de bikes tem apostado nos modelos dobráveis e leves, que facilitam o transporte e armazenamento.
Porém, as designers italianas Valentina Vecchia e Marilena Alberga decidiram unir humor e praticidade ao criar a One Shot, uma bike dobrável que tem a aparência de um canivete suíço gigante. Para desenvolver o protótipo, mecanismos de abertura de tesouras e canivetes foram estudados.
Para abrir o artigo de locomoção, basta empurrar uma de suas partes para frente para o guidão, banco e pedais aparecerem. Ela possui uma trava para que não se feche sozinha enquanto o usuário pedala.
A bike foi desenvolvida para ser carregada com facilidade em transportes públicos, como trens, metrôs e ônibus. O projeto conta com a colaboração da empresa Alstom, líder mundial na área de transporte ferroviário.
Fonte: WebRun