Nesta quinta-feira, em sua conta oficial no Twitter, Lance Armstrong revelou que devolveu a medalha de bronze conquistada nos Jogos Olímpicos de 2000, em Sydney (AUS). Na rede social, o ex-ciclista publicou uma foto do objeto e confirmou que mandou a medalha para o Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC), que vai devolvê-la para o Comitê Olímpico Internacional (COI).
Armstrong passou um bom tempo resistindo a devolver o bronze ao COI e agora, finalmente, tomou a decisão. Apesar da postagem, o norte-americano se recusou a tecer mais comentários.
“A medalha de bronze de 2000 está em posse do Comitê Olímpico dos Estados Unidos e assim que possível do Comitê Olímpico Internacional”, escreveu o ex-atleta no Twitter.
Patrick Sandusky, chefe de comunicações e relações públicas do USOC, confirmou que o órgão já está com a posse da medalha de bronze e ressaltou que o Comitê já acertou os detalhes com o COI para devolver o objeto. O vencedor da medalha ficará em branco nos registros olímpicos.
Lance Armstrong negou ter se dopado durante a carreira por muitos anos, antes de admitir a trapaça em entrevista à apresentadora Oprah Winfrey, concedida no mês de janeiro. A confissão se deu após a Agência Antidoping dos Estados Unidos ter divulgado um dossiê completo detalhando o esquema de dopagem de Armstrong e sua equipe. Assim, o ex-ciclista perdeu todos os títulos da Volta da França, conquistados entre 1999 e 2005.
Fonte: Gazeta Esportiva