Com o surgimento das novas câmeras esportivas Garmin VIRB, além da renovada versão da Action Cam da Sony, o fabricante GoPro tem diante de si uma feroz concorrência no mercado. Durante muito tempo, as câmeras de vídeo HERO foram rainhas imbatíveis neste segmento de mercado e não há dúvida alguma que a GoPro deseja seguir mantendo este lugar de honra no mercado. O lançamento do novo chip de processamento Ambarella A9 e alguns rumores plantados pelos próprios integrantes da GoPro durante a Eurobike 2013 são a chave que permite deduzir que, salvo algum problema de última hora, teremos em breve um novo modelo disponível, a nova GoPro HERO4.
O recém-lançado chip de vídeo Ambarella A9 é a evolução natural do chip utilizado nos últimos modelos da câmera GoPro HERO. O novo processador será o responsável pelo funcionamento da nova GoPro HERO4, dotando-a de características nunca antes vistas em uma câmera de vídeo desportiva de pequeno formato. Entre as possíveis futuras especificações da nova GoPro HERO4, encontraremos:
- Gravação de vídeo UltraHD 4K (3840×2160 píxels) a 30 quadros por segundo;
- Gravação de vídeo 1080P a 120 quadros por segundo e 720P a 240 quadros por segundo;
- Captura de até 60 imágens por segundo a 12 megapíxels,
- Suporte para imagem HDR (Alto frequência Dinâmica);
- Estabilizador de imagen digital (EIS) com corretor de efeito Rolling Shutter;
- Mayor suporte para aplicações via WiFi, incluindo visualização prévia e reprodução de vídeo melhoradas, assim como um maior rendimento na hora de compartilhar ou armazenar vídeo mediante conexão inalâmbrica;
- Maior rendimento, maior autonomia e menor consumo do chip, com uma maior conectividade, incluindo DDR3L, USB 3.0, HDMI e suporte para cartões SDXC SD.
Embora ainda não há data oficial de lançamento, tudo parece indicar que a nova GoPro HERO4 deverá chegar ao mercado dentro de poucos meses, com muitas e importantes novidades. Em breve posstaremos maiores informações.