A marca alemã Rockwell desenvolveu um novo tipo de capacete que, ao contrário dos tradicionais capacetes de espuma EPS, utiliza pequenas bolsas plásticas deformáveis para proteger a caixa craniana.
Denominado VACO12, utiliza bolsas (pods) de um composto plástico desenvolvido pela indústria médica para absorver com eficiência impactos, que deformam-se sob impacto, amortecendo-o.
Esta estrutura permite ainda melhor um ajuste na cabeça do ciclista, sem quaisquer pontos de pressão.
O capacete é montado em três sessões distintas. A exterior rígida, uma camada intermediária flexível e a interior onde fica o sistema VACO12.
De acordo com o fabricante, além da ventilação proporcionada pelos orifícios da camada externa do capacete, os interstícios entre os pods da camada interna permitem a livre circulação de ar por dentro do capacete, tornando- bastante confortável.
Além disso, os pods de proteção podem ser levados à geladeira por algumas horas antes de serem montados no capacete, proporcionando um um efeito de “refrigeração” a longo prazo.
Um ponto negativo nesta tecnologia é o seu peso. Um capacete Rockwell pesa cerca de 500 gramas, podendo ser desconfortável para mountain bikers e ciclistas de estrada em posição de pilotagem. Já ciclistas cujas bikes possuem uma posição mais ereta ao se pedalar não serão afetados significativiamente.
Os capacetes Rockwell estão em conformidade com as normas de segurança da Europa. Segundo o fabricante, seu preço de de 139 euros. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.