Conheça as superbicicletas desenvolvidas por grandes montadoras de carros
Desde 2005, em todo 22 de setembro um dilema incomoda muita gente: sair ou não de carro? Nesta data foi instituído o Dia Mundial Sem Carro, no qual os motoristas são incentivados a deixar o automóvel na garagem e se deslocar de outras formas mais sustentáveis. E uma dessas alternativas é a bicicleta. Não por acaso, o Dia Mundial Sem Carro foi uma ideia dos franceses, iniciada em 1997, eles justamente que sediam a principal competição ciclística do mundo, o Tour de France. No Brasil, a data surgiu há sete anos.
Carros e bicicletas, ou melhor, motoristas e ciclistas podem disputar espaço no trânsito, mas muitas montadoras vem apostando nas magrelas como opção de mobilidade. A francesa Peugeot, por exemplo, chegou a produzir bicicletas antes de fabricar automóveis, lá pelos idos de 1830. Segundo dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), cerca de 7% dos brasileiros utilizam bicicleta como principal meio de transporte enquanto que quase 70% priorizam o automóvel. Em alguns países da Europa, 37% da população vai pedalando para o local de trabalho.
Confira na galeria abaixo algumas bicicletas desenvolvidas pelas montadoras, incluindo modelos conceituais movidos a eletricidade, como a Bik.e, da Volkswagen, a e-Tron, da Audi, e a Smart e-Bike.