Não, ela definitivamente não irá ganhar nenhum concurso de beleza. Entretanto, chamou e muito a atenção dos visitantes da Eurobike 2013, a maior feira européia sobre bicicletas. Trata-se da Scurra Hard Enduro, uma bicicleta que utiliza um sistema de amortecimento cujo garfo ou suspensão dianteira fica integrado ao quadro.
Ao contrário das bikes full suspension comuns, a Scurra Hard Enduro não utiliza suspensões traseiras (garfos) convencionais. Ao invés disto, utiliza dois amortecedores de quadro da marca DT Swiss, um deles, utilizado de forma convencional como amortecedor traseiro. O outro, também preso ao quadro, é ligado ao garfo através de uma série de links em formato de paralelogramo. Um rolamento esférico permite que o garfo possa virar para os lados livremente, mesmo estando acoplado ao quadro.
De acordo com os desenvolvedores do projeto, a principal vantagem neste sistema é que o ângulo da caixa de direção não se altera, como ocorre com as bikes com suspensão dianteira convencional. Isto, aliado a uma melhor integração entre os amortecedores dianteiro e traseiro traduz-se em uma melhor dirigibilidade e conforto.
Soluções pouco comuns não param por aí. A bike utiliza rodas aro 29 polegadas na frente e 27,5″ atrás. Possui 180mm de curso de amortecimento na frente e atrás. Seu peso total é de 14 quilos, surpreendentemente leve, se levarmos em consideração de que se trata de uma bike de enduro.
O design da Scurra Hard Enduro é patenteado nos EUA, China, Japão e Europa, sendo que o quadro foi desenvolvido e fabricado na Áustria. Ainda não há previsão de produção comercial.
Especificações técnicas:
- Quadro: Scurra X1 ALU 21“ with 4-bar-link
- Suspensão dianteira: Trelever® 7“ parallelogramme suspension
- Amortecedores: DT Swiss M212
- Caixa de direção: Lightweight 61808 2RS industry standard bearing
- Mesa: Shaman direct mount
- Guidão: Syntace Vector 7075
- Freios: Avid Code R, rotor frontal 203 mm/traseiro 180 mm
- Grupo: SRAM XX1, 11 velocidades, cassete 10-42 dentes (XG-1199)
- Roda Dianteira: Syntace W30 622, 32 furos, hub 20mm (aro 29″)
- Roda Traseira: Syntace W35 584, 32 furos, hub 135×12 (aro 27,5″)
- Pneu dianteiro: Schwalbe Nobby Nic 29×2,3“
- Pneu traseiro: Schwalbe Nobby Nic 27,5×2,35“