Uma empresa italiana, ZEHUS (Zero Emission Human Sinergy), parte do grupo e-Novia, uma filial da Universidade Politécnica de Milão, está trabalhando atualmente em uma série de projetos sobre mobilidade com propulsão humana. Seu projeto líder até o momento, Bike+, é uma bicicleta que não depende diretamente de recargas realizadas na rede elétrica.
La Bike+ possui, alojados no cubo traseiro, um motor e uma bateria. Através de um aplicativo para smartphones que se comunica com a bike via bluetooth, podemos escolher se iremos utilizar a bicicleta no modo Econômico ou no modo Intenso. A primeira opção pode ser utilizada quando necessitamos pouco suporte do motor, como por exemplo, em terrenos planos ou descidas. Neste modo, a bateria se recarrega através de um sistema de dínamo enquanto pedalamos, sem a necessidade de recarga na rede elétrica.
Já no modo Intenso, o motor funciona na potência máxima, com carga de bateria para até duas horas neste modo. A partir deste ponto deverá ser recarregada na rede elétrica ou simplesmente passar novamente para o modo Econômico.
De acordo com o fabricante, a bateria da Bike+ possui autonomia total entre 15 a 20.000 quilômetros. O preço da Bike+ na Europa é de cerca de 700 euros (modelo básico), podendo chegar até os 2.000 euros, dependendo dos opcionais.